Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senado discute PEC das Drogas. Veja a agenda da semana no Congresso

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Agenda do Congresso

Senado discute PEC das Drogas. Veja a agenda da semana no Congresso

Aprovada na CCJ, PEC que constitucionaliza a proibição às drogas chega ao Plenário do Senado, deve ser discutida na terça-feira (17).

Congresso em Foco

18/3/2024 | Atualizado às 10:55

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Aprovada na CCJ, PEC que constitucionaliza a proibição às drogas chega ao Plenário do Senado, podendo ser votada na terça-feira (17).
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Aprovada na CCJ, PEC que constitucionaliza a proibição às drogas chega ao Plenário do Senado, podendo ser votada na terça-feira (17). Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado na última semana, a PEC 45/2023, que inclui na Constituição a proibição do comércio de drogas, deve ser discutida em Plenário a partir de terça-feira (19). A proposta, além de ter sido aprovada com ampla maioria no colegiado, é de autoria do próprio presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e conta com apoio dos principais partidos. A PEC das Drogas, na prática, foi uma resposta do Senado ao julgamento que ocorre no Supremo Tribunal Federal (STF), onde se discute a inconstitucionalidade do Art. 28 da Lei de Drogas de 2006. O trecho estabelece penas para o porte para uso pessoal, sem especificar os critérios de distinção entre usuário e traficante. A posição preponderante na Corte, até o momento, é de estabelecer, no caso da maconha, o limite de 10g para uso pessoal. O texto aprovado na CCJ inclui na Constituição Federal a determinação de que a posse ou porte de entorpecentes e drogas ilícitas afins são crimes, independentemente da quantidade. Rodrigo Pacheco, ao tratar do tema, se somou a diversos senadores que acusam o STF de invadir prerrogativas do Legislativo. A PEC das Drogas, na forma como foi aprovada na CCJ, serve para anular um eventual resultado desfavorável à aplicação do artigo que se encontra em julgamento, e fazer com que a distinção entre usuário e traficante permaneça a critério das forças policiais. Na Câmara dos Deputados, o tema não chegou a ser discutido entre as bancadas, conforme contam os parlamentares consultados. Enquanto os senadores se debruçavam sobre a PEC das Drogas, a Câmara dava início aos trabalhos de suas comissões, concentrando esforços na organização das novas composições. A exceção foi da bancada do PL, principal partido da oposição, que comemorou a aprovação da proposta na CCJ do Senado. Pauta na Câmara Na Câmara dos Deputados, existe acordo entre oposição e governo para, a partir de terça-feira, discutir o projeto de lei que cria o Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten), relatado por Marussa Boldrin (MDB-GO). A proposta visa facilitar empreendimentos industriais voltados para a substituição de suas atuais fontes energéticas para métodos de baixa emissão de carbono. O programa, utilizando recursos oriundos do Fundo Verde e de transações tributárias, servirá para fomentar projetos de pesquisa tecnológica e infraestrutura voltados ao desenvolvimento sustentável. Ele também cria mecanismos de aproximação entre os setores com demanda por novas fontes de energia e possíveis financiadores. Também estão agendadas as eleições dos últimos nomes que faltam para assumir cargos de vice-presidência em comissões, concluindo assim os processos de instalação das comissões da Amazônia e Povos Tradicionais; Indústria e Comércio e Administração e Serviço Público.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Senado câmara dos deputados STF drogas

Temas

Segurança Pública Congresso Notícia

LEIA MAIS

Câmara dos Deputados

Comissão aprova rastreamento de fatores de risco durante o pré-natal

ECONOMIA

Câmara aprova urgência para isenção do IR de quem recebe até R$ 5 mil

REGULAMENTAÇÃO DAS ENTREGAS

Tema do trabalho por aplicativo está acima de ideologias, diz relator

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

MELHORES PARLAMENTARES

Revelados os vencedores do Prêmio Congresso em Foco; veja quem ganhou

2

Prêmio Congresso em Foco 2025

Público elege melhores deputados da Câmara em 2025; veja lista

3

Prêmio Congresso em Foco 2025

Deputado Nikolas Ferreira conquista 1º lugar na votação popular

4

MELHORES PARLAMENTARES

Prêmio Congresso em Foco: chegou o dia do Óscar da política

5

MELHORES PARLAMENTARES

Descubra os vencedores do Prêmio Congresso em Foco

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES