Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Arruda é notificado do processo de impeachment

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Arruda é notificado do processo de impeachment

Congresso em Foco

8/3/2010 19:17

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mario Coelho 

Desta vez, o governador preso José Roberto Arruda (sem partido) não teve como escapar. Novamente, ele recusou-se a assinar a notificação do seu processo de impeachment, que corre na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Agora, porém, essa recusa não foi suficiente para evitar a continuação do processo. Arruda foi notificado à revelia exatamente às 18h35. Como testemunhas, dois policiais federais assinaram por ele a notificação levada pelo primeiro secretário da Casa, Batista das Cooperativas (PRP). Agora, Arruda tem 20 dias para apresentar a sua defesa.

Batista das Cooperativas chegou na Superintendência da Polícia Federal em Brasília às 17h43 acompanhando de dois procuradores da Câmara Legislativa. Inicialmente, seriam os dois responsáveis por assinar a notificação caso o governador se recussasse a subsecrever o documento. Porém, o primeiro secretário acabou mudando de ideia ao chegar na sala onde Arruda é mantido preso desde 11 de fevereiro. "Achei melhor que dois policiais federais assinassem o documento, para que mais tarde a defesa de Arruda não contestasse judicialmente", afirmou o distrital.

Ele permaneceu pouco mais de uma hora dentro da Superintendência. Saiu às 18h50 acompanhado apenas pelo motorista da presidência da Câmara Legislativa. Durante o tempo que ficou na sala do Comando de Operações Táticas (COT) onde Arruda está preso, disse que o governador argumentou novamente sobre a falta de defesa. E que até agora não teve acesso à íntegra do inquérito 650DF, que corre no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e investiga um esquema de propinas envolvendo membros do Executivo e do Legislativo local.

Ao receber a notificação, Arruda leu o parecer elaborado pela Procuradoria da Casa negando os argumentos para sua defesa, que não aceitava ser notificada até ter a íntegra de todo o inquérito 650DF. Para Batista das Cooperativas, não foi surpresa Arruda não assinar o documento. "Ele leu toda a fundamentação jurídica, mas não argumentou como na sexta-feira. Por analogia, já imaginávamos que ele não iria assinar", disse o primeiro secretário, que na sexta-feira (5) tentou notificar Arruda e não conseguiu.

Em entrevista coletiva concedida após a notificação, Batista disse que encontrou um governador combalido, em "estado deplorável". O distrital questionou a ida do governador ao hospital escoltado por "dezenas de policiais". "Ele está em um estado avanço de diabetes, com princípio de trombose. Não teria como fugir, não precisava isso", disse o distrital, que não conversou com os médicos do governador e nem tem formação médica. O primeiro secretário disse também que a sala onde Arruda está preso não condiz com sua situação de chefe de Estado. "Não é uma masmorra, mas está longe de ser adequada", completou.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Operação Caixa de Pandora

Temas

Reportagem Corrupção

LEIA MAIS

COMPRA DE VOTOS

Presidente da CBF, deputada e marido são alvos de operação da PF

OPERAÇÃO OVERCLEAN

PF investiga desvios de emendas parlamentares na Bahia

CORRUPÇÃO

Acordos de leniência já devolveram R$ 10 bilhões aos cofres públicos

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

ENTREVISTA EXCLUSIVA

Eduardo não quebrou o decoro, diz presidente do Conselho de Ética

2

Reforma Administrativa

Hugo Motta convoca debate sobre reforma administrativa

3

Emendas PIX

Dino manda investigar uso de R$694 milhões em emendas Pix sem plano

4

PEDIDO AO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

Moraes pede extradição de seu ex-assessor acusado de vazar informações

5

SEGURANÇA PÚBLICA

Flávio Bolsonaro relata assalto na residência de seus avós no RJ

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES