Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Magistrados desafiam deputados a abrir contracheque

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Magistrados desafiam deputados a abrir contracheque

Congresso em Foco

30/1/2007 7:32

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Alvos de críticas dos parlamentares por causa dos supersalários do Judiciário, juízes federais e estaduais desafiaram ontem os deputados que disputam a presidência da Câmara a abrirem os holerites dos servidores e dos próprios parlamentares. De acordo com O Estado de S. Paulo, os magistrados querem saber quanto o Congresso paga efetivamente a seus integrantes e se o teto constitucional está sendo acatado.

Na última sexta-feira, durante debate sobre os subsídios da Câmara, os candidatos Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Arlindo Chinaglia (PT-SP) defenderam a revisão do telo salarial do funcionalismo público e classificaram como absurdo o fato de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) ganhar quase três vezes o que recebe por mês o presidente da República.

Aldo propôs o congelamento dos salários dos ministros do Supremo, que é de R$ 24,5 mil. Gustavo Fruet (PSDB-PR) foi cauteloso e apenas propôs que o vencimento dos parlamentares seja reajustado de acordo com os índices inflacionários.

“Foi o Congresso quem aprovou o projeto que fixou o teto do Supremo”, reagiu Fernando Mattos, presidente em exercício da Associação dos Juízes Federais, referindo-se à votação ocorrida em 2005. “Seria muito oportuno, dentro de um processo de transparência, que o Legislativo revelasse a remuneração dos parlamentares e de seus funcionários.”

Para Mattos, a divulgação dos valores dos contracheques do Congresso permitiria saber se o teto constitucional está sendo cumprido na Câmara e no Senado. “Vamos encaminhar essa proposta ao presidente que a Câmara eleger.”

O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Rodrigo Collaço, disse ao Estadão que a publicação dos dados relativos aos holerites deveria ser uma regra não só para o Legislativo como também para o Executivo. “A regra da Constituição não é aplicável somente ao Judiciário. O desejo muito claro da sociedade aponta para a transparência absoluta quando se trata de salários dos servidores de todos os Poderes.”

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

PT deixa expulsão de "aloprados" com diretórios locais

O grande escândalo

Sanguessugas apelam por foro privilegiado

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES