O empresário Darci José Vedoin, um dos donos da Planam, confirmou as informações que seu filho, o também sócio da empresa Luiz Antonio Trevisan Vedoin, prestou à Justiça Federal do Mato Grosso. Darci José depôs na 2ª Vara da Justiça Federal do estado e acrescentou novos detalhes à máfia das sanguessugas.
Darci é apontado como o chefe da quadrilha que vendia ambulâncias superfaturadas a prefeituras. O depoimento dele começou na quarta-feira da semana passada e terminou na noite desta quinta-feira, segundo informou a agência O Globo. O interrogatório só foi interrompido no sábado e no domingo, a pedido de Darci Vedoin, que está em tratamento médico.
O empresário confirmou os detalhes do esquema relatados por Luiz Antônio Vedoin em depoimento de nove dias à Justiça. Ele denunciou o envolvimento de 112 parlamentares no esquema.
Os congressitas são acusados de receber propina em troca de emendas ao orçamento para a compra de ambulâncias da Planam, com preço até 110% acima do mercado. O esquema teria surgido em 1999 e desde então vinha se ampliando. No início deste ano, a organização tentou criar braços no Ministério da Ciência e Tecnologia, mas até agora não ficou comprovada a ligação dessas pastas com a fraude.