O presidente Lula respondeu com ironia a decisão do ex-presidente Itamar Franco de apoiar o tucano Geraldo Alckmin na disputa pela presidência da República. Lula disse não se sentir ofendido com a posição do político mineiro, argumentando que, depois dos 75 anos, as pessoas precisam ter liberdade para fazer suas escolhas.
"Primeiro, eu não comento uma posição de um ex-presidente. Quando chegam acima dos 75 anos as pessoas têm de ter o mínimo de liberdade de fazer suas opções. Não sou eu que vou fazer julgamento. O que eu acho é que o Brasil é um país livre e 180 milhões de brasileiros podem torcer para o Corinthians ou Palmeiras ou Flamengo ou Vasco sem que isso seja ofensivo a qualquer pessoa"
Quando perguntado se a decisão de Itamar significaria uma perda importante para sua campanha, Lula respondeu: "Não, porque não o procurei. Ele não tinha porque me apoiar se não o procurei."
Para Lula, as conseqüências da decisão de Itamar serão percebidas no decorrer da campanha eleitoral. "Temos dois meses de campanha, vamos ver, vamos levar o barco para frente" disse. Lula está no Peru para a posse do novo presidente, Alan García.