Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Newton Cardoso derrota Itamar e disputará o Senado

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Newton Cardoso derrota Itamar e disputará o Senado

Congresso em Foco

29/6/2006 | Atualizado 30/6/2006 às 6:21

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Numa disputa em que até simpatizantes saíram feridos, o ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso foi escolhido ontem como candidato do PMDB ao Senado, vencendo por uma grande margem de votos o ex-presidente Itamar Franco. A vitória de Cardoso, cuja gestão em Minas foi marcada por fartas denúncias de corrupção, representa um forte indicativo de aliança entre PT e PMDB na sucessão estadual.

A decisão sobre a coligação ficou para hoje, quando acontece a convenção petista. Durante a convenção peemedebista, a executiva estadual do partido recebeu a delegação para decidir sobre a coligação.

A cúpula do PMDB mineiro já havia aprovado uma aliança com o PT, na qual indicaria o vice na chapa de Nilmário Miranda e o candidato ao Senado. Na última hora, recebeu também uma proposta oficial de aliança do PSDB e apoio à reeleição do governador Aécio Neves.

A derrota de Itamar atinge também o governador tucano - que o apoiou abertamente. Cardoso obteve quase 70% dos votos dos convencionais - 390 contra 141 do ex-presidente. Zaire Resende, outro pré-candidato, somou 30 votos. Foram cinco votos nulos e um em branco.

Para o ex-governador, mais conhecido como "Newtão", o resultado representou uma espécie de vingança, já que nas eleições de 2002 não obteve o apoio de Itamar, então governador de Minas, que preferiu apoiar Aécio. Cardoso era vice de Itamar.

Hoje ele comemorou a vitória e aproveitou para desfilar sua tradicional ironia. Questionado se o resultado representava o fim da carreira política de Itamar, afirmou: "Não há porque encerrar. Ele é muito novo ainda, o doutor Itamar Franco. Ele vai até 100 anos de idade", disse, provocando gargalhadas.

Novos companheiros

De acordo com Cardoso, o indicativo é mesmo de aliança com os petistas. O PT mineiro está passando por cima de suas diferenças históricas com o ex-governador - a quem acusavam de corrupto - para garantir maior tempo de horário eleitoral gratuito e um palanque forte para a campanha à reeleição do presidente Lula no Estado.

Ontem pela manhã, após troca de insultos, empurrões, socos e pontapés de simpatizantes de Cardoso e Itamar, duas pessoas ficaram feridas nas imediações do Hotel Grandarreal, no centro de Belo Horizonte, onde se realizava a convenção.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

CPI dos Sanguessugas começa a receber documentos

Sede de vingança?

Assessores acusam Janene de lavar R$ 1,5 milhão

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES