Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Vírus HIV é tema de exposição na Câmara

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Vírus HIV é tema de exposição na Câmara

Congresso em Foco

21/3/2006 | Atualizado às 9:05

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
São imagens em preto e branco, escuras e até sombrias. Algumas remetem à solidão. Outras, ao companheirismo. Mas todas nos levam a um momento único de reflexão: a invisibilidade do vírus HIV.

Com o título "Positivo na Lata", a Organização Cultural e Ambiental Tamnoá e a instituição Escola de Vida/Casa da Criança promovem a partir de hoje (21) uma mostra de 15 fotos produzidas por crianças portadoras e filhos de portadores do vírus HIV, no Hall da Taquigrafia da Câmara dos Deputados. O lançamento oficial da exposição será realizado às 17h. A mostra, que é gratuita, ficará aberta ao público até o dia 30 de março, das 09h às 17h.

A idéia do projeto surgiu das conversas entre o presidente da Organização Cultural e Ambiental Tamnoá, Randal Andrade, fotógrafo profissional, com a representante da Escola de Vida/Casa da Criança, em Brasília, Vicky Tavares. "Eu já tinha vontade de ensinar crianças a mexer com fotografia. Depois que eu fiquei sabendo que a Casa da Criança toparia fazer um trabalho semelhante fiz a proposta de tirar fotografias utilizando a técnica do pinhole. A instituição topou, e o melhor, as crianças adoraram", diz.

Durante o curso, que teve duração de três meses, as crianças aprenderam a utilizar uma lata de alumínio como câmara escura artesanal (foto na lata) e fotografaram o seu dia-a-dia. As imagens são em preto e branco (PB), com negativo em papel fotográfico sensível a luz.

As fotos revelam os olhares de seis crianças em busca da beleza em todos os seus aspectos. Nas imagens, as crianças, que também serviram de modelos, se perdem na imensidão da luz e nas sombras dos objetos.

Na opinião da representante da Escola de Vida/Casa da Criança, em Brasília, Vicky Tavares, a exposição veio para mostrar que essas crianças não são invisíveis. "Serve para que as pessoas possam refletir sobre a Aids. Na verdade, é um protesto contra o silêncio, pelo descaso da sociedade. Nós fizemos essa exposição com o intuito de chamar a atenção das autoridades, para mostrar que essas crianças existem. Há uma fome mais funda que a fome física: a fome de sentido e de valor, de reconhecimento", afirma a representante da Escola de Vida/Casa da Criança.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Empresário diz que pagou caseiro por silêncio

Temperatura máxima

STF nega recurso do Senado

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

DEFESA DO CONSUMIDOR

Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos

2

RESOLUÇÃO DERRUBADA

Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças

3

PROTEÇÃO À INFÂNCIA

Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil

4

Crime familiar

Ex-deputado Paulo Frateschi morre esfaqueado pelo filho em São Paulo

5

Santa Catarina

Florianópolis cria triagem e dá passagem para migrante sem emprego

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES