Notícias

Indústria está mais insatisfeita com juros altos, diz pesquisa da CNI

Empresários do setor da indústria apontam taxas de juros elevadas como um dos principais problemas que enfrentam, segundo pesquisa da CNI.

18/7/2023
Publicidade
Expandir publicidade

Fábrica de celulose da Klabin em Ortigueira, no interior do Paraná. Foto: Isac Nóbrega/Presidência da República (via Agência Brasil)
As taxas de juros elevadas são uma das principais preocupações de 1 em cada 3 empresários do setor industrial, mostra pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com o levantamento, os juros foram o terceiro item mais citado como um problema pelos entrevistados, atrás apenas da falta de demanda interna e da alta carga tributária. A Sondagem Industrial da CNI publicada nesta terça-feira (18) é referente ao segundo trimestre de 2023 e mostra que 31,3% dos entrevistados elenca a taxa de juros como um dos seus principais problemas; no primeiro trimestre, eram 28,8%. A proporção vem crescendo nos últimos dois anos: no segundo trimestre de 2021, estava abaixo de 10%. A Selic, taxa básica de juros no Brasil, está em 13,75% ao ano e é assunto de controvérsia entre o governo Lula e o Banco Central. Em 21 de junho, o Comitê de Política Monetária do BC escolheu manter a taxa no mesmo patamar, enquanto a gestão federal faz pressão para uma queda. Os juros altos seguram a inflação mas tendem a desacelerar a economia, o que, segundo o levantamento, esbarra no setor industrial. “O recuo [da produção industrial] foi mais intenso do que o esperado para o mês de junho. A queda desses indicadores vem em linha com a perda do ritmo de crescimento devido à política monetária”, explica Paula Verlangeiro, economista da CNI. A Sondagem Industrial indica queda tanto na produção quanto nos empregos dentro do setor em junho. A CNI mede as duas variáveis por um índice mensal que vai de 0 a 100. Produção e número de empregados da indústria fecharam o mês com um número abaixo de 50, o que indica retração.
Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos