Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
27/8/2006 | Atualizado às 11:39
Pesquisa Ibope divulgada neste domingo (27), na edição do jornal Estado de S. Paulo, mostra que a 34 dias das eleições, o presidente Lula continua na liderança. O candidato petistas chegou aos 49%, subindo 2 pontos percentuais. Em segundo lugar aparece Geraldo Alckmin com 22%, um acréscimo de 1 ponto em relação a última pesquisa.
A pesquisa indica, considerando a margem de erro, que o presidente Lula poderia vencer as eleições ainda no primeiro turno, pois a terceira colocada, a candidata Heloísa Helena (Psol), caiu 3 pontos e desceu para 9%. A vantagem do presidente sobre os adversários é de 15 pontos porcentuais.
Apesar da vantagem, a intenção de voto em Lula tem sido diversificada. No levantamento, o presidente continua com uma boa vantagem no Nordeste (68%), fortaleceu-se no Norte/Centro-Oeste (foi de 47%, há nove dias, para 52%), cresce no Sudeste (de 37% para 43% em nove dias). O problema é no Sul do país, onde demonstra sua pior performance nesta eleição (35%).
Já o ex-governador de São Paulo não avançou muito. Alckmin foi de 11% para 14% no Nordeste. Vale ressaltar que é o seu melhor índice na região desde o começo da campanha. O candidato tucano também subiu pouco no Norte/Centro-Oeste (de 21% para 23%) e ficou estável no Sul (26% para 25%) e no Sudeste (25%).
A candidata do Psol, senadora Heloísa Helena, perdeu pontos em todas as regiões. A ex-petista caiu de 15% para 9% no Norte/Centro-Oeste, de 10% para 7% na sua região de origem, o Nordeste, de 12% para 10% no Sudeste e de 14% para 12% no Sul.
Votos válidos
Segundo a pesquisa Ibope, o presidente Lula tem agora 60% dos votos válidos (sem contar votos brancos ou nulos e indecisos), enquanto Alckmin conseguiu chegar aos 26% e Heloísa Helena ficou nos 11%. O Ibope ainda analisou um eventual segundo turno. Nesse cenário, o presidente bateria Alckmin por 54% a 32% (53% a 32% na pesquisa anterior). O Ibope entrevistou 2.002 eleitores entre os dias 23 e 25 de agosto, em 140 municípios. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos.
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil