O PSDB entrou com mais uma reclamação contra o PT no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desta vez, os tucanos acusam os petistas de distribuir folhetos com propaganda do presidente Lula, o que configuraria antecipação de propaganda eleitoral.
Os folhetos mostram a tabela dos jogos da Copa do Mundo com a inscrição "Copa 2006 - Lula é show de bola" e a frase: "E o Brasil não pode andar pra trás. O povo sabe: Lula de novo é continuar construindo o futuro."
O PSDB pede a aplicação de multa de 20 mil a 50 mil Ufirs - o que equivale de R$ 21,2 mil a R$ 53 mil -, além da suspensão da distribuição dos folhetos. O PT, no entanto, negou responsabilidade pela distribuição do material e comunicou que a orientação do diretório nacional é de vetar práticas semelhantes.
Nesta semana, o TSE manteve liminar concedida ao PSDB que proibia a representação de propaganda partidária do PT veiculada em 9 de maio. O Tribunal considerou que houve desvirtuamento da propaganda partidária, porque o programa fazia uma pequena referência ao PT, atendo-se mais a divulgar ações do governo Lula.