Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
PEC da Blindagem
Congresso em Foco
19/9/2025 | Atualizado às 8:28
A deputada federal Silvye Alves (União-GO) publicou, na quarta-feira (17), um pedido público de desculpas direcionado aos eleitores após apoiar a chamada PEC da Blindagem, proposta que amplia a proteção a parlamentares contra medidas judiciais.
"Eu cometi um erro gravíssimo na votação da PEC da Blindagem, que foi contra tudo aquilo que eu defendo, tudo aquilo que eu acredito. Eu cedi à pressão e não tive força naquele momento para fazer o correto", afirmou em vídeo divulgado em suas redes sociais.
O texto aprovado na Câmara dos Deputados na terça-feira (16) é alvo de críticas de diferentes setores da sociedade por restringir a possibilidade de prisão ou afastamento de deputados e senadores, transferindo ao Legislativo a prerrogativa de autorizar tais medidas e limitando a atuação do Judiciário em processos envolvendo políticos. Silvye relatou ter cedido a pressões externas no momento da votação.
"Recebi muitas ligações de pessoas influentes no Congresso, dizendo que eu sofreria retaliações. Eu fiquei com medo e acabei mudando meu voto. Não fui forte", disse. Segundo a parlamentar, a decisão trouxe desgaste pessoal e profundo arrependimento.
"Eu estou sentindo a mesma dor e tristeza que vocês que acreditam no meu trabalho. Não queria deixar esse registro na minha trajetória política. Peço desculpas de coração", declarou. A manifestação de Silvye ocorre após a forte repercussão negativa de seu voto, que gerou críticas de eleitores e apoiadores. O gesto público busca, segundo ela, reparar um dos episódios mais difíceis de sua carreira política.
LEIA MAIS
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Comissão de Direitos Humanos
PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares
IMUNIDADE PARLAMENTAR