Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
PEC da Blindagem
Congresso em Foco
19/9/2025 | Atualizado às 11:24
A deputada federal Silvye Alves (União-GO) publicou, na quarta-feira (17), um pedido público de desculpas direcionado aos eleitores após apoiar a chamada PEC da Blindagem, proposta que amplia a proteção a parlamentares contra medidas judiciais.
"Eu cometi um erro gravíssimo na votação da PEC da Blindagem, que foi contra tudo aquilo que eu defendo, tudo aquilo que eu acredito. Eu cedi à pressão e não tive força naquele momento para fazer o correto", afirmou em vídeo divulgado em suas redes sociais.
O texto aprovado na Câmara dos Deputados na terça-feira (16) é alvo de críticas de diferentes setores da sociedade por restringir a possibilidade de prisão ou afastamento de deputados e senadores, transferindo ao Legislativo a prerrogativa de autorizar tais medidas e limitando a atuação do Judiciário em processos envolvendo políticos. Silvye relatou ter cedido a pressões externas no momento da votação.
"Recebi muitas ligações de pessoas influentes no Congresso, dizendo que eu sofreria retaliações. Eu fiquei com medo e acabei mudando meu voto. Não fui forte", disse. Segundo a parlamentar, a decisão trouxe desgaste pessoal e profundo arrependimento.
"Eu estou sentindo a mesma dor e tristeza que vocês que acreditam no meu trabalho. Não queria deixar esse registro na minha trajetória política. Peço desculpas de coração", declarou. A manifestação de Silvye ocorre após a forte repercussão negativa de seu voto, que gerou críticas de eleitores e apoiadores. O gesto público busca, segundo ela, reparar um dos episódios mais difíceis de sua carreira política.
LEIA MAIS
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime