Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PSDB declara voto contra o PL das Fake News, feito por um tucano

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

PL das fake news

PSDB declara voto contra o PL das Fake News, feito por um tucano

O líder do PSDB na Câmara, Adolfo Viana, orientou voto contrário ao PL das Fake News. Seu autor, porém, é do mesmo partido e apoia o texto.

Congresso em Foco

2/5/2023 | Atualizado às 18:32

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O líder do PSDB na Câmara, Adolfo Viana, orientou voto contrário ao PL das Fake News. Seu autor, porém, é do mesmo partido, e apoia o texto. Foto: Alex Loyola/Divulgação PSDB

O líder do PSDB na Câmara, Adolfo Viana, orientou voto contrário ao PL das Fake News. Seu autor, porém, é do mesmo partido, e apoia o texto. Foto: Alex Loyola/Divulgação PSDB
O líder da federação PSDB-Cidadania na Câmara, Adolfo Viana (PSDB-BA), publicou um vídeo nas redes sociais do partido tucano declarando sua orientação contrária ao PL das Fake News, previsto para votação nesta terça-feira (2). A autoria do projeto, porém, é do senador Alessandro Vieira (SE), também do PSDB e favorável ao relatório apresentado por Orlando Silva (PCdoB-SP).

A bancada da Federação PSDB-@23cidadania vota contra o PL das #fakenews . Defendemos a criação de regras que garantam urgentemente a segurança nas redes. Mas somos contrários ao controle do governo, qualquer que seja ele.

Confira a mensagem do líder @AdolfoViana_. pic.twitter.com/Uz9bzCqTmr - PSDB 🇧🇷 (@PSDBoficial) May 2, 2023
"Nós queremos que a população brasileira tenha total liberdade de expressão. No projeto, com agência reguladora ou sem agência reguladora, esse controle passará pelo Poder Executivo: hoje, do presidente Lula. Amanhã, de outro presidente. Nós não queremos que nenhum presidente tenha o controle da liberdade de expressão da população", declarou. O projeto ainda não tem definição de qual será a entidade fiscalizadora, cabendo ao Comitê Gestor da Internet (CGI) estabelecer diretrizes para o funcionamento da entidade. Apesar de avaliar que há o risco de controle governamental, Viana se posicionou favoravelmente à possibilidade de uma regulação das mídias sociais. "As redes sociais hoje estão com muitos criminosos, cometendo crimes contra a população brasileira sem nenhuma lei que possa garantir um ambiente brasileiro. Essa defesa, nós vamos continuar fazendo", garantiu. A orientação acaba comprometendo o trabalho de um dos próprios membros da federação. Alessandro Vieira apresentou o projeto inicial em 2019, período em que era membro do Cidadania, migrando posteriormente ao PSDB. O senador rebateu a fala de Viana no Twitter, respondendo diretamente em sua publicação. "A decisão da bancada merece o meu total respeito, mas nada no projeto dá ao governo controle sobre a internet ou sobre os conteúdos postados em redes sociais. Pelo contrário, o projeto assegura ao usuário direitos na relação com as plataformas e protege crianças e adolescentes", afirmou.

A decisão da bancada merece o meu total respeito, mas nada no projeto dá ao governo controle sobre a internet ou sobre os conteúdos postados em redes sociais. Pelo contrário, o projeto assegura ao usuário direitos na relação com as plataformas e protege crianças e adolescentes.

- Alessandro Vieira (@_AlessandroSE) May 2, 2023

Impacto das lideranças

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), está adotando o posicionamento dos líderes de cada partido como critério para decidir se levará ou não o texto para votação nesta terça. "Eu não tenho ainda uma realidade de votos. Eles ficaram de conversar com seus deputados para agora eu ter uma realidade sobre o placar desse projeto", explicou. Defensor da regulação, Lira conta que somente levará o item a plenário se concluir que o placar é favorável. A federação PSDB-Cidadania conta com 18 deputados em exercício e orientou favorável à urgência do PL das Fake News. Apenas sete, porém, seguiram a orientação.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

câmara dos deputados PSDB cidadania PL das fake news

Temas

Direitos Humanos Mídia Democracia Congresso Notícia

LEIA MAIS

Redes Sociais

Líder do PT na Câmara sobe tom diante de discurso de nós contra eles

EMENDAS INDIVIDUAIS

Governo já reservou 56% das emendas de senadores do AM; em RR, só 2%

Cassação

Receio de ir contra STF vai pesar na votação, diz advogado de Zambelli

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PREVIDÊNCIA

Lei que dispensa perícia para doentes sem cura entra em vigor

2

JORNADA DE TRABALHO

Deputados do PT propõem jornada semanal de 36h sem corte de salário

3

LIBERDADE RELIGIOSA

Projeto na Câmara busca regulamentar gravação de cultos religiosos

4

JUSTIÇA

Moraes suspende decretos e chama governo e Congresso para debater IOF

5

Redes sociais

"Agora é a vez do povo" lidera trending topics após embate sobre IOF

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES