Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Eleições 2026
Congresso em Foco
28/1/2026 8:25
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, comunicou na terça-feira (27) que passará a integrar o Partido Social Democrático, o PSD. Caiado, que mais cedo havia comunicado sua desfiliação do União Brasil, anunciou a notícia em um vídeo publicado nas redes sociais.
Na gravação, o político aparece ao lado dos também governadores, Ratinho Jr. (Paraná) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), ambos filiados ao PSD. Os três são apontados como possíveis nomes para disputar a Presidência em 2026 e disseram que o partido definirá quem será o candidato, com apoio dos demais.
"Ao lado desses dois colegas, governadores muito bem avaliados, nós iremos disputar essa eleição em 2026. Aqui não tem interesse pessoal, aquele que for escolhido, o que sair daqui candidato terá apoio dos demais", disse Caiado.
Eduardo Leite, por sua vez, ressaltou que o foco do grupo vai além dos interesses individuais e tem como objetivo um projeto nacional.
"Antes da nossa aspiração pessoal como agentes políticos, vem nossa aspiração como brasileiros. O Brasil precisa encontrar um rumo que devolva esperança às pessoas. Constituímos um partido que pensa no país e que quer fazer a diferença."
Já Ratinho Jr. destacou a parceria entre os três governadores e elogiou a chegada e Caiado à legenda.
"É um prazer ter alguém com tua força (Caiado) junto com a gente, em união pelo Brasil para virar essa página e fazer um país moderno, que cuide das pessoas que mais precisam."
Em suas redes sociais, Caiado comentou a sua saída do União Brasil, agradecendo o período em que esteve no partido, mas notando que era o momento de avançar para uma próxima etapa.
"Sou grato ao União Brasil, onde construí uma trajetória de coerência e defesa do país. Mas chegou a hora de dar um passo adiante e hoje, com total desprendimento, nos juntamos para construir um projeto de verdadeira mudança para um novo Brasil."
Em nota oficial, o presidente do União Brasil, Antonio Rueda, afirmou que respeita a decisão do governador goiano e destacou a atuação dele em áreas como responsabilidade fiscal, segurança pública e fortalecimento do agronegócio no estado.
"Sua contribuição ao debate público nacional e à política brasileira é inegável, assim como sua participação na história e na construção do União Brasil, especialmente no fortalecimento da legenda nos estados e na defesa de uma agenda de responsabilidade institucional."
Rueda também disse que o União Brasil seguirá com foco na governabilidade, na responsabilidade institucional e nas demandas da sociedade.
Temas
LEIA MAIS