Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. CPMI dos Atos Golpistas tem presença de Marcos do Val; GDias é ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Senado

CPMI dos Atos Golpistas tem presença de Marcos do Val; GDias é convocado

Marcos do Val (PODEMOS-ES) comparece à quarta audiência da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas

Congresso em Foco

20/6/2023 10:43

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Alvo de busca e apreensão da Polícia Federal na quinta-feira passada, o senador Marcos do Val (PODEMOS-ES) comparece à quarta audiência da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas, que colhe o depoimento do ex-diretor geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvanei Vasques. O senador é suspeito de obstrução de justiça nas investigações do 8 de janeiro ao difundir informações contraditórias e por atrapalhar o curso das análises. Marcos do Val se recusou dar depoimento à Polícia Federal, mas teve seu gabinete vasculhado por agentes na semana passada. Um malote com documentos, computador e celulares estão sendo analisados pela PF. Ao todo, 16 parlamentares assinaram um requerimento para remover Marcos do Val como titular da Comissão por conflito de interesse, uma vez que é investigado por questões referentes aos Atos Golpistas. A substituição de Marcos do Val foi protocolada. A questão de ordem foi pedida pelo deputado Rogério Correia, mas o presidente da Comissão não reconheceu o pedido em função do regimento. Correia irá recorrer. Em sua fala, Marcos do Val acusou o ministro da Justiça, Flávio Dino, de monitorar a oposição ao governo. O senador afirmou que Dino é acusado no Maranhão por vigiar desafetos e que ele recebeu um pedido de desculpas pela ação da Polícia Federal por delegados da própria PF. O senador então leu mensagens que teria trocado com o ministro Alexandre de Moraes avisando-o sobre o pedido de golpe que Daniel Silveira teria feito a do Val para derrubar a República. O senador reclamou a exclusão dessas mensagens nos autos do processo e reforçou que "nem um estagiário teria feito uma ação tão esdrúxula". Marcos do Val disse que a PF não encontrou o pen drive laranja, que contém informações que causariam o impeachment de Lula, segundo o senador, que acusou o governo de perseguição política. O senador voltou a frisar que usou técnicas de persuasão com a imprensa ao dar diferentes versões sobre um encontro entre Bolsonaro e o ex-deputado federal Daniel Silveira no ano passado.

Requerimentos

No início da sessão, o presidente da CPMI, deputado Arthur Maia, anunciou que houve um acordo para que três requerimentos fossem votados antes da oitiva de Silvinei Vasques. Maia citou os nomes do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Gonçalves Dias, Saulo Moura e do militar Jean Lawand, implicado em trocas de mensagens com o tenente-coronel Mauro Cid com pedido de intervenção do ex-presidente Bolsonaro para dar um golpe de estado no dia 8 de janeiro. A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) pediu a inclusão de um requerimento para trazer o perito que desarmou a bomba inserida em um caminhão, feita para explodir no dia 24 de dezembro de 2022 no aeroporto de Brasília. Um engano da Comissão convocou o perito Valdir Pires, que realizou o laudo do artefato, mas não foi o policial militar responsável por impedir a bomba de ser acionada. Esse seria Jorge Naime. Maia teve audiência com o ministro Alexandre de Moraes na semana passada e ele concordou em compartilhar diligências que não estejam em andamento na investigação conduzida pelo Supremo Tribunal Federal. Dentro de 45 dias todas as diligências serão cumpridas e o inquérito do STF será compartilhado com todo o colegiado.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Polícia Federal câmara dos deputados investigação CPMI eliziane gama golpistas Marcos do Val Atos golpistas

Temas

Democracia Congresso Notícia

LEIA MAIS

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Com deputado expulso do PL, Mesa Diretora pode mudar de formação

Câmara dos Deputados

Quem é Antônio Carlos Rodrigues, expulso do PL por defender Moraes

Câmara dos Deputados

Saiba quais deputados mais apresentaram projetos de lei em 2025

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

TROCA DE DEPUTADOS

Câmara confirma perda do mandato de 7 deputados após decisão do STF

2

Vote já!

Últimas horas para votar no Prêmio Congresso em Foco: ainda dá tempo!

3

MUNDO

Alternativa local: entenda como a sanção a Moraes pode ser contornada

4

15º estado

Prêmio Congresso em Foco é o 15º maior colégio eleitoral do país

5

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Após sanções, Nikolas apresenta pedido de impeachment contra Moraes

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES