Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Artigos >
  3. Brasil é o 7º país com a mais alta maturidade em governo digital, ... | Congresso em Foco

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Tecnologia

Brasil é o 7º país com a mais alta maturidade em governo digital, segundo Banco Mundial 

A informação está presente no ranking GovTech Maturity Index 2020, que pesquisou e avaliou a tranformação do serviço público de 198 países

Salve Seus Dados

Salve Seus Dados

20/10/2021 | Atualizado 28/12/2021 às 10:00

A-A+
COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Hacker invadiu duas vezes a base de dados do ministério para apontar falhas de segurança

Hacker invadiu duas vezes a base de dados do ministério para apontar falhas de segurança
À frente de países como Austrália, Noruega, Canadá e dos EUA, o Brasil foi eleito pelo ranking do Banco Mundial como o 7º país líder em transformação digital do serviço público. A informação está presente no ranking GovTech Maturity Index 2020, que pesquisou e avaliou quesitos de transformação do serviço público em 198 países.  Porém, ao comentar o excelente lugar assegurado pelo País, o Ministério da Economia, responsável pela digitalização da administração pública, não citou as empresas públicas brasileiras que são responsáveis pela implementação de todos os sistemas, a Dataprev e o Serpro.  As duas empresas são responsáveis pelo desenvolvimento e implementação de plataformas como o Gov.br, o programa de preenchimento e envio da Declaração do Imposto de Renda, o Auxílio Emergencial, Meu INSS, dentre centenas de outros programas e aplicativos públicos e gratuitos para que brasileiros exerçam sua cidadania.  Ainda há gargalos importantes no acesso a esses programas, causados também pela administração federal, como a falta de acesso à internet em todas as regiões do País e o chamado "analfabetismo digital", do qual muitos cidadãos brasileiros padecem.  Essa omissão do Ministério da Economia se mostra providencial já que as duas empresas estão em uma lista de desestatizações pretendidas pelo governo federal. Mesmo sem estudos aprofundados e com pareceres contrários à privatização de entidades como o Ministério Público Federal e entregando resultados tão expressivos quanto os dessa matéria. De acordo com um funcionário da Dataprev, a empresa pública só passou a ser conhecida nacionalmente durante a pandemia, com a criação do Auxílio Emergencial, "O programa de Auxílio Emergencial era uma necessidade urgente para milhões de brasileiros. Trabalhamos com muito comprometimento para que as pessoas que mais precisavam conseguissem obter o benefício o mais rápido possível".  No mesmo sentido, um funcionário do Serpro complementa: "O papel do Serpro e da Dataprev é dar suporte ao desenvolvimento do Brasil e garantir cidadania aos brasileiros. Estamos voltados às necessidades tecnológicas do País que possam melhorar a vida de todos".  Serpro e Dataprev têm mantido o Brasil no mesmo pelotão dos líderes mundiais de tecnologia da informação e a divulgação desse ranking comprova isso. As digitalizações têm ajudado o Estado a reduzir custos e a se aproximar mais dos cidadãos, e foram ainda mais imprescindíveis durante uma pandemia cujo vírus se espalha pelo ar.  
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

serpro Tecnologia dataprev governo digital

Temas

Fórum Governo Ciência e Tecnologia
ARTIGOS MAIS LIDOS
1

Carlos Fidelis e Clara Fagundes

Bolsonaro sacrifica apoiadores para escapar do naufrágio

2

Associação Brasileira das Empresas de Bens e Serviços de Petróleo

Incertezas sobre o descomissionamento no Repetro

3

Alexandre Uhlig

A agenda legislativa socioambiental do Setor Elétrico

4

Lúcio Reiner

Quando o inimigo vem pelo lado B

5

Luciano Zucco

O que é uma primeira-dama?

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES