Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Celular de Mauro Cid apreendido pela PF continha planos para golpe de ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Investigação

Celular de Mauro Cid apreendido pela PF continha planos para golpe de Estado

Preso desde o início de maio, a Polícia Federal encontrou documentos que indicam golpe ao investigar o celular do tentente-coronel Mauro Cid.

Congresso em Foco

7/6/2023 11:27

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Áudio obtido pela PF revela uma conversa de Mauro Cid na qual houve a citação do valor de US$ 25 mil possivelmente pertencentes a Bolsonaro. Foto: Alan Santos / PR/

Áudio obtido pela PF revela uma conversa de Mauro Cid na qual houve a citação do valor de US$ 25 mil possivelmente pertencentes a Bolsonaro. Foto: Alan Santos / PR/
A Polícia Federal encontrou documentos que continham planos para um golpe de Estado no celular do tentente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente. Preso desde maio, foi Cida quem falsificou dados de vacinação da própria família e da família de Jair Bolsonaro para entrar nos EUA. Os documentos encontrados no celular são uma minuta de um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), operação militar que aciona as Forças Armadas para restaurar a ordem pública, e dados para subsidiar um golpe de estado. As informações são do jornal O Globo. O militar compareceu em mais um depoimento à Diretoria de Inteligência (DIP) da Polícia Federal, na terça-feira (6), e novamente ficou em silêncio. O intuito da PF era ouvir explicações de Cid sobre conversas com pessoas conectadas a Bolsonaro que tratavam de um golpe que impediria o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de assumir o cargo. A ordem para realizar a oitiva junto ao militar detido partiu do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A PF queria saber quem montou as estratégias e estudos reunidas por Cid no celular para arquitetar o golpe. A documentação encontrada no celular foi obtida em conversas entre ele e o sargento Luis Marcos dos Reis, militar detido na mesma operação da PF que deflagrou as fraudes em cartões de vacinação no Ministério da Saúde. O sargento Reis deve ser ouvido nesta quarta-feira (6) pela PF.

Golpe das vacinas

No caso de Bolsonaro, os dados vacinais apresentam as mesmas falhas dos cartões de Mauro e Gabriela Cid: as duas doses foram aplicadas em Duque de Caxias, no endereço IP de João Carlos Brecha, com apenas um minuto de diferença entre o momento de aplicação da primeira e da segunda dose do imunizante cuja a bula exige um intervalo mínimo de uma semana. Os registros da Corregedoria-Geral da União (CGU) também colaboram para a tese de que Bolsonaro não recebeu as doses. "O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro não esteve no município de Duque de Caxias/RJ no dia 13/08/2022, data em que teria tomado a 1ª dose da vacina da fabricante PFIZER, permanecendo na cidade do Rio de Janeiro até seu retorno para Brasília/DF às 21h25min", ressalta a PF.  

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Polícia Federal Jair Bolsonaro celular golpe de estado golpistas bolsonaristas Mauro Cid ajudante de ordem

Temas

Justiça Governo Democracia Notícia

LEIA MAIS

atos golpistas

Vídeo: "Eu deveria estar preso", diz deputado bolsonarista ao confessar ajuda a golpistas

Câmara dos Deputados

Câmara aprova MP do Minha Casa Minha Vida. Relator propõe mudanças

Governo Federal

Beneficiários do Bolsa Família terão remédios gratuitos pelo Farmácia Popular

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES