Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Artigos >
  3. Curso do IBPAD ensina a lógica do eleitor na hora de votar | Congresso em Foco
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "ARTIGO_LEITURA", "assettype": "AR", "articlekey": 20283, "showDelay": true, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Artigos_cima\",\"assettype\":\"AR\",\"articlekey\":20283}" }

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Curso do IBPAD ensina a lógica do eleitor na hora de votar 

O IBPAD lança o curso "Entenda a Lógica do Voto", onde será possível aprender como entender o eleitor e suas decisões na hora de votar.

Ibpad

Ibpad

8/9/2022 10:14

A-A+
COMPARTILHE ESTE ARTIGO

O IBPAD lança o curso

O IBPAD lança o curso "Entenda a Lógica do Voto", onde será possível aprender como entender o eleitor e suas decisões na hora de votar.
O eleitor é a peça mais importante na elaboração de uma campanha eleitoral, pois depende dele o resultado das eleições. É o seu voto que definirá os próximos parlamentares do Congresso Nacional e os chefes do Executivo estaduais e federal. Entender como o eleitor vota e em quem vota é o desafio daqueles que trabalham diretamente com a política. A Ciência do voto é uma das áreas da ciência política, e  se dedica a estudar o comportamento do eleitor e o seu processo de decisão para votar em um candidato. Para facilitar esse trabalho, o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD) lança o curso "Entenda a Lógica do Voto". Na formação, será possível aprender como entender o eleitor e seus motivos, tanto pelos motivos racionais quanto pelos emocionais. O conteúdo aborda os aspectos sociológicos, psicológicos e econômicos que pesam na hora do voto. As aulas do curso são voltadas, especialmente, para profissionais que trabalharão em campanhas eleitorais, como assessores e jornalistas políticos. No entanto, qualquer pessoa que se interesse em saber como é o processo de escolha do voto pode se beneficiar com os conhecimentos e aprendizados práticos compartilhados na formação. "As teorias que estão dentro disso, que chamamos de ciência do voto, já conseguiram identificar certas características que, independente da localidade do indivíduo, vão conseguir prever como ele vai se comportar em diferentes eleições", explica o cientista político Pedro Mundim, o professor  do curso e pesquisador na área de comportamento político e mídia com mais de 30 publicações científicas. Com os conhecimentos adquiridos na formação, é possível crescer como analista político profissional, traçar estratégias assertivas para um(a) candidato(a) e escrever sobre o assunto com propriedade e capacidade crítica. As aulas abordam a ciência do voto com uma linguagem didática, ágil e fácil de entender e aplicar. "Por mais que existam características específicas dos eleitores, que a gente tenta o tempo todo mapear com pesquisas feitas da maneira correta, baseada em preceitos científicos, existem também algumas regras gerais que se aplicam ao eleitor independente do local onde ele está. Por isso essas teorias da ciência do voto acabam sendo tão importantes e poderosas para a gente poder fazer um trabalho de análise política competente", complementa o professor. O curso tem carga horária total de três horas e os participantes receberão um certificado do IBPAD ao concluírem todas as atividades. Para se inscrever e saber mais sobre o curso, acesse o site do instituto.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

ciência política ibpad eleições 2022

Temas

País Patrocinado Nota Eleições
ARTIGOS MAIS LIDOS
1

Kátia Abreu

Eleição na CBF e preconceito contra o Norte: chaga a ser enfrentada

2

Luiz Alberto dos Santos

Os descontos indevidos dos aposentados e a responsabilidade do Estado

3

Renata Abreu

Educação a Distância: uma conquista que exige cautela

4

Amarilis Costa

A CPI das Bets e o espetáculo da inocência branca

5

Gisele Agnelli e Larissa Alfino

O que a cultura pop tem a dizer sobre o autoritarismo

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES