Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Miriam Moura
Miriam Moura
19/10/2017 | Atualizado às 15:49
[fotografo]Reprodução[/fotografo][/caption]Tais pensamentos me conduziram à conclusão de que, adultos, muitos de nossos prazeres gastronômicos são meras releituras daqueles que experimentamos na infância, quando chegávamos nas festas de aniversário e só queríamos ouvir o comando libertário e a permissão para comer os tão esperados brigadeiros.
Os ingredientes desse campeão de festas infantis brasileiras são leite condensado, chocolate em pó, manteiga e chocolate granulado para a cobertura.
A origem do docinho é associada ao brigadeiro (aqui a patente militar) Eduardo Gomes, que se candidatou à presidência pela UDN contra Eurico Gaspar Dutra, em 1946.
O candidato conquistou fãs no Pacaembu, bairro de São Paulo, que trataram de organizar festas para a candidatura e costumavam preparar o doce para arrecadar recursos para a campanha.
Uma versão similar diz que as mulheres cariocas adeptas da candidatura do militar também preparavam os doces "negrinhos", que vendiam para angariar fundos. Como as festas eram muito disputadas pela população, logo passou a ser comum o convite para irem saborear o "docinho do brigadeiro".
A receita virou um clássico mas o brigadeiro Eduardo Gomes perdeu a eleição.Temas
Política paulista
Finanças públicas
Economia e inovação
Energia