Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. MPF defende trainee exclusivo para negros e diz que ação deve ser ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

MPF defende trainee exclusivo para negros e diz que ação deve ser replicada

Congresso em Foco

10/10/2020 | Atualizado às 12:01

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

[fotografo]Reprodução[/fotografo]

[fotografo]Reprodução[/fotografo]
Em nota divulgada na sexta-feira (9), o Ministério Público Federal (MPF) disse ser "louvável e incensurável" ações afirmativas adotadas por grupos empresarias, como o Magazine Luiza, que buscam a realização de processo de treinamento e aperfeiçoamento profissional exclusivamente voltados a pessoas negras e pardas. "Atuações voltadas à concretização de objetivos e valores relativos à efetivação e à materialização do princípio da igualdade, basilar de nossa sociedade, encontram amparo legal e constitucional no ordenamento jurídico brasileiro, e devem ser replicadas", diz o texto. O documento é assinado pelo procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena, e pelo procurador da República Marco Antonio Delfino  - coordenador do grupo de trabalho (GT) Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial. Veja a íntegra da nota. Segundo os procuradores,  para enfrentar um cenário de ausência de pessoas negras e pardas nos postos de comando é preciso estimular "a presença delas nos espaços de formação superior e de decisão". Além disso, o documento destaca que não existe amparo para qualquer afirmação no sentido de que tal programa promove "racismo reverso". A nota afirma que tal argumento "se constitui uma falácia retórica para encobrir o privilégio que contempla, historicamente, as parcelas hegemônica da sociedade brasileira; esse argumento enganoso busca enfraquecer a evidência do racismo estrutural".
O trainee
Em setembro, a rede varejista Magazine Luiza divulgou um programa de trainee destinado exclusivamente a negros. Segundo a empresa, o objetivo da iniciativa pioneira é "trazer mais diversidade racial para os cargos de liderança da companhia, recrutando universitários e recém-formados de todo Brasil, no início da vida profissional". O programa foi alvo de críticas nas redes sociais, mas a empresa não recuou. Em entrevista ao Roda Viva, da TV Cultura, na última segunda-feira (5), a presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, a empresária Luiza Helena Trajano, defendeu a ação. "Temos que entender mais o que é racismo estrutural. O dia que entendi até chorei, porque sempre achei que não era racista até entender o racismo estrutural", disse ela. Luiza é considerada pela revista Forbes a mulher mais rica do Brasil, com fortuna estimada em R$ 24 bilhões.

O programa aceitará candidatos formados entre dezembro de 2017 e dezembro de 2020, em qualquer curso superior. Não é necessário ter conhecimento em língua estrangeira nem experiência profissional anterior. As posições estão abertas para diversas áreas como: comercial, e-commerce, financeiro, gestão de pessoas, logística, marketing e operações. O candidato deve ter disponibilidade para morar na cidade de São Paulo (SP). As inscrições vão até o dia 12 de outubro.

> Defensores repudiam ação de colega contra trainee do Magazine Luiza
> PT no Senado vai à DPU contra ação que questionou programa do Magazine Luiza
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

MPF racismo ministério público federal ações afirmativas negros população negra trainee Magazine Luiza racismo estrutural

Temas

Direitos Humanos

LEIA MAIS

Senado

Comissão de Direitos Humanos realiza audiência sobre PNDH-3

Justiça

MPF realiza arquivamento de ação contra Bolsonaro por motociatas

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

TROCA DE DEPUTADOS

Câmara confirma perda do mandato de 7 deputados após decisão do STF

2

Vote já!

Últimas horas para votar no Prêmio Congresso em Foco: ainda dá tempo!

3

MUNDO

Foragida da Justiça, Carla Zambelli é presa na Itália

4

MUNDO

Alternativa local: entenda como a sanção a Moraes pode ser contornada

5

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Após sanções, Nikolas apresenta pedido de impeachment contra Moraes

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES