Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
quarta-feira, 21 de maio de 2025
Informativo no ar!
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Líderes veem reforma tributária do governo como tímida, atrasada e ...
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 17128, "showDelay": true, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Noticias_cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":17128}" }

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Líderes veem reforma tributária do governo como tímida, atrasada e incompleta

Congresso em Foco

22/7/2020 | Atualizado às 8:19

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Congresso Nacional [fotografo]Saulo Cruz/Ag. Câmara[/fotografo]

Congresso Nacional [fotografo]Saulo Cruz/Ag. Câmara[/fotografo]
Líderes partidários reagiram ao projeto de lei apresentado nesta terça-feira (21) pelo governo federal. Trata-se da primeira etapa de uma série de mudanças que o governo pretende propor sobre reforma tributária. Essa primeira fase diz respeito à unificação de impostos federais sobre consumo que incidem na base do PIS e da Cofins. O governo quer a criação de um imposto unificado chamado Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) com alíquota de 12%. > Os principais pontos do projeto de reforma tributária do governo O líder do Novo, Paulo Ganime (RJ), disse que a reforma chegou "atrasada e faltando coisa". Com uma agenda liberal, o Novo costuma votar alinhado ao governo em temas econômicos e seus parlamentares já receberam elogios públicos do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Parece que a Reforma Tributária do governo foi entregue pelos Correios, atrasada e faltando coisa.

- Paulo Ganime (@pauloganime) July 22, 2020
Para o líder do PSB, Alessandro Molon (RJ), a proposta entregue pelo governo é "tímida" e não trabalha nos pontos de progressividade e sustentabilidade do sistema.

A Reforma Tributária de que o país precisa deve se pautar por três pilares: simplificação, progressividade e sustentabilidade. A tímida proposta entregue hoje pelo governo mal contempla o primeiro pilar. Cabe agora ao Congresso assumir o protagonismo desse debate tão urgente!

- Alessandro Molon 🇧🇷 (@alessandromolon) July 21, 2020
O líder do PSDB no Senado e presidente da comissão mista da reforma tributária, senador Roberto Rocha (MA), afirmou que a matéria deve ser aprovada ainda este ano. Ele esteve presente na entrega do texto na Presidência do Senado.

Recebemos a primeira etapa da proposta de Reforma Tributária do Executivo. Essa é uma daquelas reformas mais importantes para o Brasil. Não podemos perder a oportunidade de aprovar essa matéria ainda neste ano. O país tem pressa! Geração de empregos, renda e crescimento econômico pic.twitter.com/LOGCFzpRnv

- Roberto Rocha 🇧🇷 (@SigaRoberto_) July 21, 2020
O deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator da comissão mista que vai analisar o texto e as duas PECs em tramitação na Câmara e no Senado, disse que trabalhará para convergir as três propostas.

O Brasil acaba de dar mais um importante passo rumo à aprovação da Reforma Tributária! Recebemos das mãos do ministro Paulo Guedes a proposta do Governo Federal. Temos agora a missão de convergir na Comissão Mista os textos da Câmara (PEC 45), do Senado (PEC 110) e do executivo. pic.twitter.com/jCR0SFRZHi

- Aguinaldo Ribeiro (@depaguinaldo11) July 21, 2020
Por sua vez, o líder do MDB, deputado Baleia Rossi (SP), autor de uma das PECs de reforma tributária em tramitação, disse que o dia é histórico porque finalmente será possível unir forças em prol de uma proposta única. "Vamos conseguir ajustar um texto para entregar, enfim, uma reforma tributária que simplifique o nosso sistema", disse ele.

#ReformaTributariaJá

Falei em plenário logo após entrega no Congresso de proposta do governo no que vai se somar à PEC45, de nossa autoria, e à PEC110, do Senado. 5 impostos por 1 só para GERAR EMPREGO E RENDA.#PontoDeEquilíbrio pic.twitter.com/ngzrDaUgB5 - Baleia Rossi (@Baleia_Rossi) July 21, 2020
A líder do Psol na Câmara, deputada Fernanda Melchionna (RS), criticou a apresentação da proposta durante a pandemia.

Guedes entregou à Câmara uma reforma tributária em plena pandemia. O que importa MESMO não é feito, que é taxar as GRANDES fortunas para garantir uma renda básica ampla. O ministro que propôs R$200 de auxílio emergencial faz apenas o que interessa aos bancos, não ao povo.

- Fernanda Melchionna (@fernandapsol) July 21, 2020
Outras reações
Fora do Congresso, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, criticou a proposta, que, segundo ele, aumenta a carga tributária e quebra a classe média.

A "reforma tributária" de Paulo Guedes é puro e simples aumento de carga tributária, para quebrar de vez a classe média! Indefensável. Uma proposta vergonhosa, contraditória com o discurso liberal e distante das necessidades urgentes por uma reforma tributária estruturante.

- Felipe Santa Cruz (@felipeoabrj) July 20, 2020
O ex-secretário da Receita Federal do governo Bolsonaro, Marcos Cintra, também criticou o texto.

Pé de Guerra

O governo que iniciar a reforma tributária com o Pis/ Cofins à seco, com alíquota de 12% sem desoneração da folha. Isto é uma declaração de guerra contra o setor de serviços. Preparem as armas. - Marcos Cintra (@MarcosCintra) July 19, 2020
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Aguinaldo Ribeiro Alessandro Molon Reforma tributária Roberto Rocha Baleia Rossi Paulo Guedes Fernanda Melchionna Paulo Ganime Felipe Santa Cruz comissão da reforma tributária

Temas

Economia Congresso

LEIA MAIS

PLENÁRIO DA CÂMARA

Câmara aprova urgência para o fim dos descontos associativos no INSS

Segurança Pública

Comissão aprova Dia Nacional do Conselheiro Comunitário de Segurança

Fraudes

Comissão do Senado aprova projeto que aumenta pena para estelionato

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Esporte

Saiba quem é Samir Xaud, candidato único à presidência da CBF

2

DEZ ANOS DE PRISÃO

Zambelli debochou de Lula preso e hoje diz que não aguentaria a cadeia

3

Câmara

Projeto reajusta salários e reestrutura carreiras do Executivo

4

Câmara dos Deputados

Saiba quem é Coronel Tadeu, suplente de Carla Zambelli

5

SENADO

Fim da reeleição com aumento de mandatos volta à pauta na CCJ

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES