Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
22/5/2018 | Atualizado às 8:59
Com o objetivo de aumentar a representatividade da categoria no Congresso, agentes da Polícia Federal (PF) lançam oficialmente, nesta terça-feira (22), uma frente com cerca de 30 pré-candidatos para Câmara e Senado. Os únicos estados que não terão candidatos da categoria são Paraíba, Piauí e Sergipe.
Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Distrito Federal (Sindipol-DF) e candidato a deputado federal pelo PHS, Flávio Werneck, todos os pré-candidatos assumiram o compromisso de não se candidatar pelo MDB, PT e PP. A alegação é de que esses partidos são os que mais têm representantes envolvidos em escândalos de corrupção.
Werneck conta que a ideia de criar um grupo para disputar as eleições nasceu há aproximadamente dois anos e que a intenção inicial era de lançar candidaturas avulsas. Sem a definição do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a questão - que foi pautada no ano passada, mas que não teve mérito julgado -, a frente se definiu então como pluripartidária e terá representantes de pelo menos 17 partidos pelo país.
A sigla que mais terá nomes a cargos nos Legislativos federal e estadual é o PSL do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ), escrivão da Polícia Federal e um dos principais nomes do movimento. São pelo menos sete pré-candidatos pelo partido.
Carta-compromisso
"Não é uma frente só de policiais federais. É uma frente que vai assinar uma carta-compromisso com a sociedade", disse Flávio Werneck ao Congresso em Foco. Segundo ele, a carta que será divulgada durante o lançamento da frente na tarde de hoje, definirá os compromissos e plataformas defendidas pelos pré-candidatos.
Werneck declarou ainda que, em linhas gerais, a carta crava o comprometimento com o combate à corrupção, defendendo pelo menos sete propostas do projeto que ficou conhecido como "10 medidas contra a corrupção". A defesa da desburocratização das investigações e do sistema de ingresso único nas polícias, além do fim do foro privilegiado, também estão entre os compromissos do grupo.
<< PF diz que matéria de Veja com rotina de Lula na prisão tem trechos falsos, equivocados e imprecisos
Tags
Temas
LEIA MAIS
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Lindbergh pede cassação de Eduardo Bolsonaro por "abandono de cargo"
TENTATIVA DE GOLPE
STF já responsabilizou mais de 1,1 mil pessoas pelo 8 de janeiro
DESVIO DE EMENDAS
STF ouve testemunhas em ação contra deputados do PL por propina
EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL
Deputado pede prisão de Hytalo Santos após denúncia de Felca
Tributação Financeira
Haddad debate nova tributação de fundos e ativos virtuais no Senado
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Em conversa com Lula, Xi Jinping declara apoio à soberania brasileira