Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Deputados aprovam texto-base de projeto que alivia dívidas do ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Deputados aprovam texto-base de projeto que alivia dívidas do Funrural; resta análise de destaques

Congresso em Foco

6/12/2017 | Atualizado 14/6/2018 às 12:22

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Projeto tem consenso entre deputados. Relatora e oposição entraram em acordo para incluir pequenos produtores rurais no programa e aprovar projeto

Projeto tem consenso entre deputados. Relatora e oposição entraram em acordo para incluir pequenos produtores rurais no programa e aprovar projeto
[fotografo]Luis Macedo / Câmara dos Deputados[/fotografo]

Projeto tem consenso entre deputados. Relatora Tereza Cristina (s/partido-MS) e oposição entraram em acordo para incluir pequenos produtores rurais no programa e aprovar projeto

 

Os deputados aprovaram, no início da noite desta quarta-feira (6), o Projeto de Lei 7391/2017, que alivia as dívidas e multas de produtores rurais e cria um programa para regularização de débitos. O texto-base da matéria foi aprovado em votação simbólica e os destaques serão votados na semana que vem.

<< Para garantir votos na reforma da Previdência, governo prepara MPs que agradam base aliada

<< Maia tira da pauta MP do Funrural, que perde validade e será substituída por projeto de lei

O projeto foi apresentado por Dagoberto Nogueira (PDT-MS) em abril deste ano e previa anistia total das multas. A relatora da proposta, deputada Tereza Cristina (s/partido-MS), apresentou substitutivo à matéria. Após a MP do Funrural perder a validade no último dia 28 de novembro, o projeto foi retomado para regularizar os débitos e as multas aplicadas aos produtores rurais pela cobrança do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural) entre 2011 e 2017.

De acordo com o substitutivo da relatora, para aderir ao programa, os devedores deverão pagar 2,5% do total da dívida. Em acordo com a oposição, Tereza Cristina concordou em incluir os pequenos produtores rurais e outras emendas em uma emenda aglutinativa global.

Ao defender o projeto e seu relatório na tribuna, a deputada afirmou que o projeto torna a cobrança mais justa. "Será muito mais justo, permitindo inclusive que o produtor rural pague pela folha de pagamentos sobre os 23%, como recolhem todos os cidadãos brasileiros. Ele poderá recolher sobre a renda bruta ou sobre a folha de pagamentos", disse a deputada.

A deputada também foi relatora da Medida Provisória 793/2017, conhecida como MP do Funrural, que estabelecia um programa para regularizar os débitos. A bancada ruralista, principal fiadora da matéria, alegou que não havia consenso para votar a proposta, uma vez que ela não agradava nem ao governo, nem à Frente Parlamentar Agropecuária (FPA).

Em defesa do alívio dessas multas, os deputados alegam que a cobrança foi judicializada por anos e agora os produtores não conseguem quitar as dívidas. O Supremo Tribunal Federal decidiu, no fim de março deste ano, que a União poderia cobrar dos produtores rurais pessoa física a contribuição ao Funrural, com juros e correções monetárias. De acordo com a FPA, as dívidas podem chegar a R$ 80 bilhões.

 

<< Relatora elimina multas e amplia perdão de dívidas de produtores rurais

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

pictures Câmara economia brasileira bancada ruralista economia agronegócio agropecuária funrural Dagoberto Nogueira FPA tereza cristina Frente Parlamentar Agropecuária dividas rurais

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Segurança

Projeto libera compra de armas por empresas de segurança privada

Economia

Preço do café cai 1% depois de 18 meses em alta

Direitos indígenas

CDH analisa projetos sobre exploração em terras indígenas

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SENADO

Na mira de Alcolumbre: dois indicados podem ser recusados em sabatinas

2

EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

Deputado pede prisão de Hytalo Santos após denúncia de Felca

3

Tarifaço

Motta critica Eduardo Bolsonaro: "Nem os seus apoiadores concordam"

4

REAÇÃO NA CÂMARA

Vídeo de Felca gera mais de 30 projetos sobre adultização de crianças

5

Tributação Financeira

Haddad debate nova tributação de fundos e ativos virtuais no Senado

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES