Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. "Mensalão" vinha de estatais, diz Jefferson

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

"Mensalão" vinha de estatais, diz Jefferson

Congresso em Foco

28/6/2005 17:19

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA



O ministro da Casa Civil, José Dirceu, classificou como "absolutamente infundadas" as acusações feitas contra ele e outros integrantes do PT pelo presidente do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ), em entrevista à Folha de S. Paulo. Segundo Dirceu, o petebista é um réu que "quer se transformar em vítima".

Na mesma linha de defesa, reagiram o presidente do PT, José Genoino, e o líder do PP na Câmara, José Janene. Os três foram citados por Jefferson como participantes do suposto esquema de pagamento de mesada a parlamentares aliados em troca de apoio ao governo no Congresso.

Janene e o PT anunciaram que vão seguir o exemplo do PL e denunciar o presidente do PTB no Supremo Tribunal Federal (STF) por calúnia e difamação. "Ele (Jefferson) tem que apresentar provas ou terá que responder na Justiça", disse Janene, apontado por Jefferson como "operador" da distribuição do dinheiro, supostamente originário de estatais e empresas privadas, aos parlamentares.

Além de chamar Jefferson de "maníaco-depressivo" e "canalha", o paranaense diz que o petebista desqualifica a própria denúncia ao reconhecer que não possui provas. "É um absurdo que um criminalista venha a fazer esse tipo de acusação e dizer que não tem provas", afirmou.

"Ele (Jefferson) mente. São acusações infundadas, mentirosas, agressivas e cheias de ódio. Ele não tem limites para acusar as pessoas sem provas. O PT não participa nem participou da compra de votos ou de apoios", reagiu Genoino. Em nota oficial, o partido sustenta que "o PT não tem nada a ver com o pagamento de mensalidades para deputados e com qualquer outro comportamento ilegal ou ilícito" (leia mais).

Segundo Dirceu, os fatos serão esclarecidos com as investigações da comissão parlamentar de inquérito (CPI), da Polícia Federal e do Ministério Público. "Estamos numa democracia e vamos aguardar as investigações. Vamos continuar governando, como é o nosso dever. O Congresso vai continuar legislando, e a sociedade, fiscalizando", afirmou.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem Reportagem

LEIA MAIS

Reforma ministerial pode ser saída

Mudanças para enfrentar a crise

MP que cria a Previc pode cair

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES