Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
19/1/2017 7:52
[fotografo]ABr[/fotografo][/caption]
Com 12 deputados, a bancada do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) decidiu apoiar a reeleição do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). A decisão foi tomada em reunião na terça-feira (17) dos parlamentares junto com a direção da legenda. "A decisão reflete a necessidade de retomada do prestígio do Poder Legislativo com um presidente pluralista, que respeita o regimento. Não é uma opção ideológica, mas é a que dará maior estabilidade política à Câmara", explicou o líder da bancada, Daniel Almeida (BA).
A direção do PCdoB e a bancada da legenda entendem que a oposição, formada pelo PT, PDT, Psol e Rede, não tem chances de concorrer com algum êxito nas eleições internas marcadas para o dia 2 de fevereiro. O partido foi convencido com o argumento do próprio Rodrigo Maia de que a o regimento será rigorosamente respeitado e as votações de pautas polêmicas não serão feitas com atropelo da minoria. Nem mesmo o apoio de Maia ao impeachment da presidente cassada Dilma Rousseff, que o PCdoB foi contra, constrangeu os comunistas.
Essa não é a primeira vez que o PCdoB apoia Maia. Em julho, logo após a cassação do ex-presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o partido já tinha aderido à candidatura do atual presidente da Casa. No discurso Da Vitoria, Maia agradeceu "aos grandes amigos" Orlando Silva, deputado por São Paulo, e Aldo Rebelo, dirigente da legenda, pelo apoio da bancada. A relação política do DEM e os comunistas é antiga. Quando foi eleito presidente da Câmara, em 2005, Aldo também recebeu o apoio de Maia.
No ano passado, Rodrigo Maia, já como presidente da Câmara, também ajudou o PCdoB ao arquivar o pedido de criação de uma CPI pedida para investigar a União Nacional dos Estudantes (UNE), entidade dirigida por filiados ao partido. Na campanha pró-Maia, a bancada comunista estará alinhada com os ruralistas, que também querem a releição do atual presidente da Casa.
Mais sobre eleição na CâmaraTemas
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
SEGURANÇA PÚBLICA
Derrite assume relatoria de projeto que trata facções como terroristas
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos