Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Ala do Senado é contra tirar Bolsa Família do teto de gastos

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Ala do Senado é contra tirar Bolsa Família do teto de gastos

Congresso em Foco

3/3/2021 | Atualizado às 18:12

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Senador Renan Calheiros (MDB-AL). [fotografo]Pedro França/Ag. Senado[/fotografo]

Senador Renan Calheiros (MDB-AL). [fotografo]Pedro França/Ag. Senado[/fotografo]
Parte dos líderes do Senado reagiram contra a ideia de inserir na proposta de emenda à Constituição (PEC) Emergencial um dispositivo que exclui as despesas com Bolsa Família do teto de gastos, que proíbe que as despesas cresçam mais do que a inflação do ano anterior. A ideia foi discutida em reunião de líderes na terça-feira (2). Há uma emenda do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) que exclui o Bolsa Família dos gatilhos de corte de gastos da PEC, mas alguns senadores defendem que a flexibilização seja maior e que o programa não seja contado dentro do teto. Um dos que defendem a ideia de flexibilizar o teto é o senador Rogério Carvalho (PT-SE)."É preciso tirar do teto de gastos despesas com forte efeito multiplicador", disse em discurso no Senado nesta tarde. O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Premium, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com [email protected].
O senador Renan Calheiros (MDB-AL), líder da maioria, é contra a iniciativa. "É uma péssima sinalização com a responsabilidade fiscal. Entendo que o Congresso não deveria embarcar nessa canoa", disse ao Congresso em Foco.
"Eu conversei algumas vezes com Paulo Guedes e até me permiti sugerir cortes para estabelecer uma contrapartida e demonstrar responsabilidade fiscal, atender ao protocolo óbvio. Estava claro que aquela coisa da saúde e educação não sobreviveria porque lá atrás o Congresso já havia rejeitado e era preciso vislumbrar alternativas. Sempre achei que deveríamos votar rapidamente o auxílio com responsabilidade fiscal e apesar da rigidez orçamentária ainda havia espaço para cortar em muitos lugares", afirmou o ex-presidente do Senado.
O líder do PDT, senador Cid Gomes (CE), é contra o teto de gastos, mas defende que ele seja cumprido já que foi uma decisão do Congresso transformar a regra em emenda à Constituição. "Bolsa Família fora do teto de gastos é um absurdo porque já é uma despesa incorporada ao orçamento. O que admito fora do teto, aliás, eu sou contra o teto de gastos, mas já que tem uma emenda a Constituição tem que ser cumprida, o que admito como flexibilidade é o auxílio emergencial, que é uma despesa que não é corriqueira", declarou ao Congresso em Foco. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), negou nesta tarde qualquer possibilidade de o Congresso aprovar uma proposta que fure o teto de gastos. "Tanto o Senado quanto a Câmara votarão as PECs sem nenhum risco ao teto de gastos", disse o deputado. Lira deu a declaração após se reunir com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o ministro Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo, e o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR). "Quero deixar claro que são infundadas todas as especulações sobre furar o teto. Tanto o Senado quanto a Câmara votarão as PECs sem nenhum risco ao teto de gastos, sem nenhuma excepcionalidade ao teto. Essas especulações não contribuem para o clima de estabilidade e previsibilidade", afirmou em entrevista coletiva. > Com Bia Kicis na CCJ e Aécio candidato, Câmara define comissões
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Renan Calheiros Bolsa Família cid gomes Rogério Carvalho teto de gastos Alessandro Vieira PEC emergencial auxilio emergencial

Temas

Economia Congresso

LEIA MAIS

AGÊNCIAS REGULADORAS

Senado sabatina indicados à direção da Anvisa e da ANS

Revisão

Haddad diz estar aberto a flexibilizar mudanças no seguro-defeso

Ocupação da Câmara

Deputado que ocupou Câmara pede punição até para ele mesmo

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SENADO

Na mira de Alcolumbre: dois indicados podem ser recusados em sabatinas

2

EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

Deputado pede prisão de Hytalo Santos após denúncia de Felca

3

LEVANTAMENTO DO SENADO

Governo corta 43% das emendas parlamentares previstas para 2025

4

Tarifaço

Motta critica Eduardo Bolsonaro: "Nem os seus apoiadores concordam"

5

REAÇÃO NA CÂMARA

Vídeo de Felca gera mais de 30 projetos sobre adultização de crianças

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES