Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
sábado, 24 de maio de 2025
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Câmara aprova projetos para combate ao coronavírus
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 18282, "showDelay": true, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Noticias_cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":18282}" }

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Câmara aprova projetos para combate ao coronavírus

Congresso em Foco

17/3/2020 20:34

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

PT vai ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados pedir pela cassação do mandado do deputado Kim Kataguiri por decoro parlamentar. Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

PT vai ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados pedir pela cassação do mandado do deputado Kim Kataguiri por decoro parlamentar. Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

O Plenário da Câmara aprovou projetos que visam combater o impacto do coronavírus no Brasil. Proibição de exportação de produtos essenciais e autorização de uso orçamentário por parte de gestores dos Sistema Único de Saúde (SUS), foram alguns dos projetos aprovados.

> Bolsonaro anuncia limitações nas fronteiras do país, mas não seu fechamento

O Projeto de Lei 668/20, que proíbe a exportação de produtos médicos, hospitalares e de higiene essenciais ao combate à pandemia do coronavírus no Brasil foi aprovado. A matéria será analisada ainda pelo Senado.

Ato do Poder Executivo poderá excluir itens dessa lista desde que apresente razões fundamentais e sem prejudicar a população brasileira.

Também foi aprovado o Projeto de Lei Complementar 232/19, que autoriza os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) a utilizar saldos de ações em saúde para o combate à pandemia de coronavírus. A matéria será enviada ao Senado.

O projeto foi apresentado pela deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), que assina o texto com outros 20 parlamentares. O projeto visa resolver essa situação, mas estabelece requisitos. Assim, estados e municípios poderão transpor o saldo existente ao fim do ano entre blocos e grupos, mas desde que os utilizem exclusivamente em ações e serviços públicos de saúde previstos na legislação; que não haja descumprimentos das normas que regem o SUS; que incluam os valores na lei orçamentária e na respectiva Programação Anual de Saúde; que informem ao respectivo Conselho de Saúde; e que comprovem a despesa no Relatório Anual de Gestão (RAG).

Também foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 87/20, do deputado Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr (PP-RJ), que suspende, por 90 dias, os efeitos de resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ampliar o acesso a álcool etílico hidratado na graduação de 70% em embalagens maiores. A matéria será enviada ao Senado.

Para o autor, o insumo é importante para desinfecção e sua venda em embalagens maiores ajudará no combate à transmissão do coronavírus.

Em seguida, a sessão foi encerrada. Nova sessão deliberativa foi convocada para as 9h desta quarta-feira (18).

Plenário protegido

Por acordo entre os partidos, foi aprovado o Projeto de Resolução 11/20, da Mesa Diretora, que institui o Sistema de Deliberação Remota (SDR) para discussão e votação remota de matérias sujeitas à apreciação do Plenário.

O objetivo é evitar a necessidade de grande presença de parlamentares em Plenário para as votações, diminuindo o contágio do coronavírus.

O Plenário da Câmara dos Deputados realizou uma sessão diferente em meio à pandemia de coronavírus. Alguns parlamentares recorreram às máscaras para se proteger, enquanto a Mesa colocou à disposição álcool em gel para os presentes. Dois deputados já declararam estar com a doença: Daniel Freitas (PSL-SC) e Cezinha de Madureira (PSD-SP). O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pediu aos presentes que mantivessem uma distância de, pelo menos, um metro entre cada um. "Há muito espaço e precisamos dar o exemplo", disse.
Transporte áereo
Na comissão externa que analisa ações contra o coronavírus, a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) disse que decidiu usar máscara por utilizar o transporte aéreo. Já a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) pediu à comissão que recomende à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) obrigar as companhias aéreas a bloquear os assentos do meio para manter distância entre os passageiros.
Pauta de amanhã

Os deputados tentarão votar amanhã a Medida Provisória 899/19, que regulamenta a negociação de dívidas com a União em um procedimento conhecido como transação, com descontos de até 50% e parcelamento em 84 meses.

O projeto de lei de conversão do deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP) prevê desconto maior (70%) para micro e pequenas empresas e Santas Casas, com parcelamento em até 120 meses. O texto também cria a transação para dívidas de pequeno valor (até 60 salários mínimos) e permite o uso do mecanismo para dívidas junto ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e ao Simples Nacional sob certas condições.

Entre a noite desta terça-feira e a manhã de quarta-feira, o relator tentará um acordo com os líderes para viabilizar a votação da matéria.

*Com informações da Agência Câmara
Veja como está a situação na Irlanda  
> Coronavírus: prevenção, sintomas e o mapa atualizado da covid-19
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

SUS Mesa Diretora anvisa Sistema Único de Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária Carmen Zanotto Cezinha de Madureira Daniel Freitas coronavírus Projeto de Lei 668/20 Projeto de Lei Complementar 232/19 Carmen Zanotto (Cidadania-SC) Programação Anual de Saúde Conselho de Saúde Relatório Anual de Gestão RAG Projeto de Decreto Legislativo 87/20 PDL Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr Projeto de Resolução 11/20 Sistema de Deliberação Remota SDR

Temas

Saúde Congresso

LEIA MAIS

Fraudes no INSS

Parlamentares do PDT, partido de Lupi, assinam CPMI do INSS

INCLUSÃO

Deputado com TEA alerta sobre falta de dados sobre autismo no Brasil

LUTO

Autoridades lamentam morte de Sebastião Salgado

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SERVIÇO PÚBLICO

Reajuste para servidores federais: quem ganha e quanto vai custar

2

ENERGIA

Veja a íntegra da MP que reforma o setor elétrico

3

MEIO AMBIENTE

Saiba como cada senador votou no projeto do licenciamento ambiental

4

Vídeo

Homem acompanhado de crianças ameaça explodir bomba em ministério

5

CÂMARA

Oposição quer derrubar decreto do governo sobre IOF

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES