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Mídia: a vontade do patrão bem acima do interesse da sociedade

Congresso em Foco

19/10/2015 8:00

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Paulo Pimenta e Fabrício Carbonel * A atividade jornalística trilha o caminho do obscurantismo quando jornalistas partem às ruas apenas para confirmar teses e reforçar conceitos já formulados nas redações dos jornais. Jornalistas que se portam como "cavalos com viseiras" prestam um grande desserviço à Humanidade. Entretanto, leitores atentos conseguem facilmente identificar que a mídia brasileira tem insistido cada vez mais no processo de editorialização das notícias, prática condenável por contaminar com opiniões textos informativos, impedindo contrapontos e impondo vieses. Hoje em dia é muito comum observarmos repórteres que saem da redação com a matéria pronta. Na reunião de pauta, o editor pede uma matéria sobre a "passagem de Lula a Brasília para costurar um acordo com Cunha". Não importa se é verdade ou não. A matéria é essa, o título está pronto e a tarefa do jornalista é conseguir uma declaração, ou uma aspas, no jargão jornalístico, para dar crédito à narrativa. Mesmo sem ouvir ninguém, o repórter ainda pode se valer do recurso do off. E este, muitas vezes, é o mais prático, pois, no limite, para proteger "minha fonte", nem o editor precisa saber quem foi. Mas sempre é bom um on, até porque sem ele, às vezes, fica difícil justificar o salário. Outra técnica primária utilizada é a de oferecer à fonte a frase necessária para ver se ele confirma e se torna autor. Ou uma pergunta capciosa que, com um sim ou mesmo com um vacilo da fonte ou do entrevistado, já vale um "confirmada pelo fulano". Mas e se a fonte nega? Se ninguém confirma? Se os personagens todos refutam a tese? Não importa. Nessa hora, o que vale é a vontade do patrão e ele quer que sua vontade seja verdade. E se ele quer, será publicado. Quem não gostar que se vire para desmentir, mas o estrago, na maioria das vezes, já foi feito. Exemplo disso ocorreu ontem (15). Embora o Manual de Redação da Folha de S. Paulo fale em "objetividade jornalística na construção das notícias", o site desse jornal estampou: "Lula reúne bancada do PT para conter 'fora, Cunha'", sobre uma reunião entre o ex-presidente com deputados na capital federal. Observe que "Lula reúne bancada do PT" é um fato. Já o "para conter fora Cunha" não passava de pura conjectura, ou melhor, tratava-se apenas da vontade do editor, sem qualquer sustentação na realidade. Desde que surgiram as primeiras denúncias contra o presidente da Câmara dos Deputados, a imprensa brasileira engendrou todos os esforços para excluí-lo do noticiário. Quando não mais pôde ser complacente, a mídia brasileira, em vão, lançou outra estratégia: colocar Lula - de maneira fantasiosa - como personagem central de uma decisão que será tomada pela Câmara dos Deputados. Aos deformadores da realidade, nunca é demais relembrar que a vontade pessoal dos patrões da mídia para que tal fato seja verdadeiro não é suficiente para transformá-lo em uma verdade. Patrick Charaudeau, linguista francês e fundador da Teoria da Análise do Discurso, ensina que o discurso deve sempre estar submetido aos acontecimentos, uma vez que, segundo ele, a instância midiática, ao relatar um acontecimento, não tem liberdade para criar, como na ficção, por exemplo. Como se observa bem diferente do que a imprensa brasileira tem feito para cumprir seu objetivo de tentar desconstruir a imagem de Lula junto aos brasileiros. Antigamente, bom jornalista era aquele que ia às ruas em busca de fatos. Hoje, infelizmente, o profissional valorizado é aquele que deixa a redação para ratificar as posições ideológicas dos editores e dos patrões. * Paulo Pimenta é jornalista e deputado federal pelo PT. Fabrício Carbonel é jornalista. Mais texto de Paulo Pimenta Mais sobre crise política
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