Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
14/2/2007 | Atualizado às 14:02
As comissões permanentes da Câmara já têm os seus novos presidentes. Um dos colegiados de maior importância estratégica na Casa, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), confirmou o nome do deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ) para a presidência. Aos 27 anos, Picciani é o mais jovem presidente eleito da comissão. Também foram confirmados os nomes dos deputados Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS) para a 1ª vice-presidência, Neucimar Fraga (PMDB-ES) para a 2ª, e Marcelo Itagiba (PMDB-RJ) para a 3ª.
O deputado Marcos Montes (PFL-MG) foi eleito para presidir a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Como 1º vice-presidente, foi escolhido o deputado Assis Miguel do Couto (PT-PR). Por fim, a 2ª vice-presidência ficará com o deputado Waldir Neves (PSDB-MS) e a 3ª vice-presidência com o deputado Dilceu Sperafico (PP-PR).
Na Comissão de Desenvolvimento Urbano, a presidência ficou com o deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA); a 1ª vice-presidência ficou com a deputada Angela Amin (PP-SC); a 2ª, com o deputado Luiz Carlos Busato (PTB-RS); e a 3ª, com o deputado Edson Santos (PT-RJ).
Na Comissão de Finanças e Tributação, o deputado Virgílio Guimarães (PT-MG) foi escolhido para presidir o colegiado. A 1ª vice-presidência será ocupada pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ); a 2ª, pelo deputado Antonio Palocci (PT-SP); e a 3ª, pelo deputado Pedro Eugênio (PT-PE).
Já o deputado Júlio Semeghini (PSDB-SP) foi eleito para presidir a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. Também foram eleitos os deputados Paulo Bornhausen (PFL-SC) para a 2ª vice-presidência e Bilac Pinto (PR-MG) para a 3ª. O 1º vice-presidente ainda não foi definido por falta de acordo sobre o nome que ocupará a vaga.
O deputado Celso Russomanno (PP-SP) foi eleito para presidir a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. O deputado Márcio Reinaldo Moreira (PP-MG) será o 1º vice-presidente. Quanto às 2ª e 3ª vice-presidências, ainda não foram definidas por falta de acordo.
Na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, a presidência ficou a cargo do deputado Wellington Fagundes (PR-MT). A 1ª vice-presidência ficará com o deputado Albano Franco (PSDB-SE) e a 2ª, com Antônio Andrade (PMDB-MG). O 3º vice-presidente será escolhido posteriormente.
Na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, o deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) foi eleito presidente. A 1ª vice-presidência ficará com o deputado Sabino Castelo Branco (PTB-AM); e a 2ª, com o deputado Wilson Braga (PMDB-PB). A 3ª vice-presidência ainda não foi votada.
O deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS) teve o nome confirmado para presidir a Comissão de Viação e Transportes. A 1ª vice-presidência ficará com o deputado Sandro Matos (PR-RJ); a 2ª, com o deputado Mauro Lopes (PMDB-MG); e a 3ª, com o Hugo Leal (PSC-RJ).
O deputado José Otávio Germano (PP-RS) foi confirmado como presidente da Comissão de Minas e Energia. Os deputados Neudo Campos (PP-RR) e Vitor Penido (PFL-MG) serão o 2º e o 3º vice-presidentes, respectivamente. Já o cargo de 1º vice-presidente, será escolhido posteriormente, em reunião ordinária.
Na Comissão de Defesa do Consumidor, o deputado Cezar Silvestri (PPS-PR) foi escolhido como presidente. Também já foram eleitos o 1º e o 3º vice-presidentes do colegiado, são eles, respectivamente, deputados Carlos Sampaio (PSDB-SP) e Walter Ihoshi (PFL-SP). A 2ª vice-presidência ainda não foi definida.
O deputado Gastão Vieira (PMDB-MA) teve o nome confirmado para presidir a Comissão de Educação e Cultura. A 1ª vice-presidência ficará com a deputada Maria do Rosário (PT-RS); a 2ª, com o deputado Frank Aguiar (PTB-SP); e a 3ª, com o deputado Osvaldo Reis (PMDB-TO).
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara será presidida pelo deputado Nilson Pinto (PSDB-BA). A 1ª vice-presidência ficará com o deputado Fábio Souto (PFL-BA); a 2ª, com o deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP); e a 3ª, com o deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP).
A deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM) presidirá a Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional. A 1ª vice-presidência ficará com o deputado Marcelo Serafim (PSB/AM); a 2ª, com o deputado Carlos Souza (PP/AM); e a 3ª, com o deputado Sebastião Bala Rocha (PDT/AP).
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias será presidida pelo deputado Luiz Couto (PT/PB). A 1ª vice-presidência ficará com o deputado Gerônimo da Adefal (PFL/AL); a 2ª, com o deputado Pedro Wilson (PT/GO); e a 3ª, com o deputado Pastor Manoel Ferreira (PTB/RJ).
A Comissão de Legislação Participativa terá o deputado Eduardo Amorim (PSC/SE) como presidente. A 1ª vice-presidência ficará com o deputado Carlos Willian (PTC/MG); a 2ª, com o deputado Sílvio Lopes (PSDB/RJ); e a 3ª, com o deputado Eduardo da Fonte (PP/PE).
O deputado Vieira da Cunha (PDT/RS) presidirá a Comissão de Relação Exteriores e de Defesa Nacional. A 1ª vice-presidência ficará com o deputado Marcondes Gadelha (PSB/PB); a 2ª, com o deputado José Mendonça Bezerra (PFL/PE); e a 3ª, com o deputado Augusto Carvalho (PPS/DF).
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado será presidida pelo deputado João Campos (PSDB/GO). A 1ª vice-presidência ficará com o deputado Pinto Itamaraty (PSDB/MA); a 2ª, com o deputado Raul Jungmann (PPS/PE); e a 3ª, com o deputado Laerte Bessa (PMDB/DF).
O deputado Jorge Tadeu Mudalen (PFL/SP) presidirá a Comissão de Seguridade Social e Família. A 1ª vice-presidência ficará com o deputado Alceni Guerra (PFL/PR); a 2ª, com o deputado Ribamar Alves (PSB/MA); e a 3ª, com o deputado Cléber Verde (PAN/MA).
A Comissão de Turismo e Desporto será presidida pela deputada Lídice da Mata (PSB/BA). A 1ªvice-presidência ficará com o deputado Brizola Neto (PDT/RJ); a 2ª, com a deputada Sueli Vidigal (PDT/ES); e a 3ª, com o deputado Fábio Faria (PMN/RN). (Renaro Cardozo, Ricardo Taffner e Rodolfo Torres)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil