Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Governo aposta no Congresso contra a crise dos EUA

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Governo aposta no Congresso contra a crise dos EUA

Congresso em Foco

6/10/2008 | Atualizado às 23:29

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Congresso deve fazer a sua parte. Essa foi a orientação do presidente Lula, repassada hoje (6) por membros da coordenação política, após a reunião que serviu para debater, prioritariamente, os efeitos da crise econômica dos Estados Unidos. Segundo o líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), Lula exortou parlamentares a votar matérias com implicação direta nas questões econômicas do país.

“Nós temos de fazer tudo aquilo que está sob a nossa governabilidade, digamos assim”, declarou Fontana, para quem o Parlamento pode ser crucial para amenizar os efeitos da crise no médio prazo.”O Congresso tem condições de votar matérias que interferem na economia. Tudo o que o cidadão quer é ver a economia crescendo, o ritmo de crescimento aumentando”, completou, lembrando que projetos como o da reforma tributária e o que cria o Fundo Soberano Nacional estão entre as prioridades.

Após cerca de duas horas de reunião, foi anunciada a edição de uma medida provisória com uma série de medidas para blindar a economia brasileira diante da crise dos EUA. Hoje (6), a turbulência econômica mundial levou a Bovespa ao maior índice negativo da história: 15%. Entretanto, os operadores da Bolsa lançaram mão de dois circuit breaks (interrupção providencial das atividades para contenção de especulações) no transcorrer do pregão desta segunda-feira, o que fez com que a queda fechasse o dia em -5,43% (leia).

Segundo Fontana, a avaliação do governo é que o esforço diário dos parlamentares pode fortalecer o sistema financeiro nacional. Para isso, o entendimento em torno de matérias com viés econômico será buscado com os partidos de oposição. "Nosso trabalho independe da decisão do Banco Central Europeu, de instituições financeiras internacionais. O Brasil torce para crescer mais",  enfatizou Fontana, para quem a aprovação da reforma tributária, um dos itens prioritários para o Executivo, pode promover melhorias de ordem econômica.

"O apelo que foi feito é na direção de não se politizar o assunto [da crise econômica], uma vez que é uma questão de interesse nacional", ponderou o líder do PT na Câmara, Maurício Rands (PE).  

Preocupação eleitoral 

Diante da importância da situação econômica, a repercussão das eleições foi posta em segundo plano pelo conselho político, segundo a assessoria de imprensa do ministro José Múcio (Relações Institucionais). Aliás, esse foi o motivo pelo qual Múcio não falou aos jornalistas após a reunião.

“A reunião foi muito técnica, muito restrita à área econômica. O ministro disse que não falaria sobre o assunto, e que os ministros [Guido Mantega, da Fazenda, e Paulo Bernardo, do Planejamento] já se pronunciaram”, informou a assessoria de Múcio. “O tema das eleições e o viés político da crise econômica serão aprofundados na próxima reunião do conselho político.”

Segundo Maurício Rands, durante a reunião Lula fez apenas um breve comentário sobre as eleições, dizendo que PSDB, DEM e PPS, legendas de oposição ao governo, deveriam se preocupar com o resultado das urnas. "Esses partidos perderam prefeituras em grande número. Já os partidos da base estão satisfeitos", disse o deputado pernambucano.   

No próximo domingo (12), o presidente Lula parte em viagem oficial, e deverá passar boa parte da próxima semana envolvido em compromissos na Espanha, Índia e Moçambique. Só depois disso, informa a assessoria da presidência da República, a coordenação política volta a se reunir para debater os desdobramentos das eleições municipais e a resposta do Congresso à crise econômica dos EUA. (Fábio Góis)

Leia também:

Governo vai destinar R$ 5 bi para financiar exportações

Eleições: Lula faz balanço positivo do primeiro turno

Lula discute crise financeira e eleições com aliados

Atualizada às 23:27.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Lula edita amanhã medida anticrise financeira

Bolsa cai 5,43% e dólar fecha a R$ 2,198

Ayres Britto defende permanência de tropas no RJ

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES