Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senado aprova lei do saneamento

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Senado aprova lei do saneamento

Congresso em Foco

12/7/2006 20:10

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O Senado aprovou há pouco o Projeto de Lei 219/06 que vai regular o saneamento básico, permitir o investimento privado no setor e definir normas para o reajuste das tarifas dos serviços de abastecimento de água, coleta de lixo e de esgoto. A proposta foi apresentada pela Comissão Especial Mista de Saneamento e agora segue para apreciação na Câmara.

O projeto estabelece que as tarifas dos serviços só poderão ser reajustadas anualmente. A definição do percentual caberá às agências reguladoras, que deverão ouvir os usuários e prestadores de serviço para calcular o valor do aumento.

Um importante artigo do texto estabelece que o poder concedente - prefeituras ou governos estaduais, por exemplo - pode retomar a exploração do serviço antes de concluído o contrato firmado com a concessionária desde que pague às empresas o investimento já feito no setor. Esse pagamento deverá ser feito em quatro parcelas anuais, iguais e sucessivas.

Mas o ponto polêmico do projeto, o que determina a quem compete gerir os serviços de saneamento, se aos estados ou às prefeituras, será solucionado apenas pelo Supremo Tribunal Federal, pois a legislação não deixa isso claro.

Corte de abastecimento

Se entrar em vigor, a lei permitirá que as concessionárias cortem o abastecimento de água caso os usuários não paguem a conta. Os clientes deverão ser avisados da interrupção do abastecimento com 30 dias de antecedência. Em caso de postos de saúde, escolas e para usuários residenciais de baixa renda, o corte de água deverá obedecer a prazos e critérios que preservem condições mínimas de manutenção da saúde das pessoas atingidas.

O projeto restringe ainda o trabalho dos catadores de lixo. A partir da aprovação do texto, apenas lixo reciclável e reutilizável e que seja jogado em áreas com sistema de coleta seletiva poderá ser catado por pessoas de baixa renda ligadas a associações ou cooperativas.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Bittar não será punido por xingar presidente de CPI

Mesa da Câmara decide adiar pedidos de cassação

Corregedoria pede cassação de deputado do PSDB

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Protestos contra PEC da Blindagem tomam ruas neste domingo

2

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Corregedoria da Câmara pede suspensões de três deputados por motim

3

EXCLUSIVO

"Legislativo precisa ouvir as famílias", diz mãe atípica

4

PEC da Blindagem

Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília

5

Anistia

Eduardo Bolsonaro critica negociações sobre "PL da Dosimetria"

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES