Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Semana tem projetos da bancada feminina, definição de comissões e ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Agenda da semana

Semana tem projetos da bancada feminina, definição de comissões e indicadores econômicos

Semana terá pautas femininas, instalação das comissões permanentes no Congresso Nacional e divulgação de indicadores econômicos.

Congresso em Foco

6/3/2023 | Atualizado 4/4/2023 às 9:11

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

IBGE divulgará índice da inflação de fevereiro nesta semana. Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

IBGE divulgará índice da inflação de fevereiro nesta semana. Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março (quarta-feira), o Congresso Nacional analisará propostas elencadas como prioritárias pela bancada feminina. Durante a semana, as comissões permanentes da Câmara e do Senado deverão ser finalmente instaladas. Também está prevista a divulgação de indicadores econômicos. Confira a agenda da semana:

Mulheres

O Congresso Nacional deve concentrar as atenções nesta semana nos projetos de interesse na bancada feminina. Na Câmara, a comemoração do Dia Internacional da Mulher começou na última quinta-feira (2), com a aprovação do Projeto de Lei (PL) 1883/21, que cria o Programa Crédito da Mulher no âmbito das instituições financeiras oficiais federais. Estão na pauta da Casa a Medida Provisória (MP) 1140/22, que institui o Programa de Prevenção e Combate ao Assédio Sexual nos sistemas de ensino federal, estadual, municipal e distrital; e PL 3792/19, que cria o selo "Empresa Amiga da Mulher" a ser dado a empresas pela adoção de percentuais mínimos de contratação de mulheres vítimas de violência doméstica. No Senado, a bancada feminina apresentou uma lista de 15 propostas para serem analisadas no Plenário. De acordo com a líder da bancada, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), o objetivo é a "inclusão das propostas em cada uma das sessões deliberativas do mês de março, de forma que todas as 15 sejam contempladas". Entre os projetos, estão o PL 2083/22, que estabelece medidas para reforçar a proteção da mulher vítima de violência doméstica e familiar; e o PL 781/20, que propõe mais ações de fiscalização das medidas protetivas para mulheres em situação de violência doméstica e familiar e estimula a criação de delegacias especializadas de atendimento à mulher (Deam) com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).

Comissões permanentes

Com uma semana de atraso, as comissões permanentes do Senado deverão ser instaladas na quarta-feira. Os líderes partidários têm até esta segunda-feira (6) para fazer as indicações dos presidentes e a composição dos colegiados. A falta de consenso se deve, principalmente, pela disputa à presidência do Senado. Candidato do PSD, Rodrigo Pacheco (MG) conseguiu se reeleger com 49 votos e derrotou o candidato do PL, Rogerio Marinho (RN). Aliados de Pacheco defendem que o bloco Vanguarda, formado por Novo, PL, PP e Republicanos não seja contemplado com a presidência de comissões. Na Câmara dos Deputados, o cenário de indefinição se deve pelo motivo oposto. Reeleito como presidente da Casa com o apoio da maioria dos partidos, Arthur Lira (PP-AL) precisa distribuir os aliados entre as comissões e mediar disputas, uma vez que foi apoiado pelo governo e pela oposição.

Indicadores econômicos

Na quinta-feira (9), o Ministério do Trabalho e Previdência deverá divulgar os dados do cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Referente ao mês de janeiro, será a primeira divulgação do número de vagas formais criadas contemplando o governo do presidente Lula (PT). As contratações formais desaceleraram no final de 2022, mas a expectativa é de que seja anunciada entre 60 mil e 70 mil novas vagas de emprego criadas. Já na sexta-feira (10), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará o índice oficial da inflação brasileira. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) relativo ao mês de fevereiro servirá como um farol para a equipe econômica e para possíveis críticas de Lula ao Banco Central. No mês passado, o petista criticou o presidente do BC, Roberto Campos Neto, pela manutenção da taxa básica de juros (Selic) em 13,75% ao ano, maior patamar desde 2017. Juscelino O presidente Lula recebe nesta segunda-feira o ministro das Comunicações, Juscelino Filho. Ele cobrará do auxiliar explicações sobre uma série de acusações. Entre elas, a de ter usado um avião oficial para acompanhar um leilão de cavalos de raça em São Paulo. O ministro é criador de cavalos. Veja aqui outras suspeitas contra Juscelino Filho. Lula disse na semana passada que poderá demitir o ministro caso ele não preste os esclarecimentos devidos.  
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Senado câmara dos deputados Lula agenda da semana IPCA Caged arthur lira Rodrigo Pacheco comissões permanentes

Temas

Direitos Humanos País Nota

LEIA MAIS

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Com deputado expulso do PL, Mesa Diretora pode mudar de formação

Câmara dos Deputados

Quem é Antônio Carlos Rodrigues, expulso do PL por defender Moraes

Câmara dos Deputados

Saiba quais deputados mais apresentaram projetos de lei em 2025

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

TROCA DE DEPUTADOS

Câmara confirma perda do mandato de 7 deputados após decisão do STF

2

Vote já!

Últimas horas para votar no Prêmio Congresso em Foco: ainda dá tempo!

3

MUNDO

Alternativa local: entenda como a sanção a Moraes pode ser contornada

4

15º estado

Prêmio Congresso em Foco é o 15º maior colégio eleitoral do país

5

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Após sanções, Nikolas apresenta pedido de impeachment contra Moraes

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES