Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Garibaldi: "MPs terão limitações"

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Garibaldi: "MPs terão limitações"

Congresso em Foco

17/3/2008 | Atualizado às 19:27

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), afirmou hoje (17) estar “muito animado” com as sinalizações de mudança na tramitação de medidas provisórias. “Agora vai. A gente está querendo uma coisa que vá, não é?", gracejou o peemedebista. "Elas [as MPs] agora irão encontrar limitações”, afirmou, adiantando que parlamentares da comissão especial instalada na Câmara para apreciar o assunto farão uma reunião amanhã (18).

A declaração do peemedebista se deve ao fato de a oposição ameaçar obstruir todas as votações do Congresso, caso o governo não regulamente a edição das MPs. Segundo Garibaldi, o governo tem dado sinais de que a edição de medidas provisórias sofrerá uma alteração. "Estou muito animado, muito confiante em que nós vamos ter, finalmente, a modificação das MPs, pelo menos no que toca ao trancamento da pauta e à urgência e relevância - que precisa ser mais bem dimensionada, porque está passando tudo como urgente e relevante", defendeu.

Ao lado do presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), Garibaldi defende a mudança na tramitação das MPs. O objetivo central, que é discutido pela comissão especial, é que a pauta de votações das Casas legislativas não passe mais a ser trancada quando uma medida provisória perder a validade.

Atualmente, três MPs trancam a pauta da Câmara e quatro projetos de lei de conversão e duas MPs, a do Senado. Amanhã, mais uma MP, a 406/07, passa a trancar a pauta da Câmara. A partir da semana que vem, outras 11 medidas provisórias também vão trancar a pauta da Câmara.

Na tentativa de convencer a oposição a desistir da obstrução irrestrita, Chinaglia terá uma reunião amanhã com os líderes partidários.

CPIs natimortas

Diante da questão levantada por uma repórter, de que a CPI das ONGs seria uma "CPI Google" (que só se basearia em informações veiculadas na internet), Garibaldi evitou a polêmica. "Eu não tenho informações oficiais da CPI das ONGs, ela não me solicitou nada, não chegou a mim nem mesmo informalmente", esquivou-se o peemedebista, para depois metaforizar sugestivamente. "Eu não posso avaliar se um doente está numa situação ainda favorável ou em estado terminal, como vocês [imprensa] estão querendo colocar."

A respeito da CPI Mista dos Cartões Corporativos, cuja composição foi definida na última terça-feira (11), Garibaldi disse ainda não ter boa "impressão" dos trabalhos em curso. "Nós não podemos ter uma impressão muito favorável. Mas a prudência me recomenda que eu espere um relato desses presidentes de CPI, se eles quiserem me trazer esse relato", ponderou, referindo-se à senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), presidente da CPI dos Cartões, e ao senador Raimundo Colombo (DEM-SC), que preside a CPI das ONGs.

"Eu só cobrarei qualquer coisa se sentir que a situação das CPIs - ou da CPI das ONGs, que parece ser a que preocupa mais - está realmente se agravando. Por ora, entrego o assunto às próprias CPIs", finalizou o presidente do Senado. (Fábio Góis e Rodolfo Torres)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Chinaglia busca acordo de líderes para retomar votação

Decisão antecipada do FED preocupa mercados

Suplente assume vaga de Rômulo Gouveia

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

2

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

5

Nova condenação

TRF-4 sentencia Bolsonaro a pagar indenização de R$ 1 mi por racismo

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES