Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Edson Sardinha
15/4/2013 | Atualizado 18/6/2013 às 0:21
[fotografo]Alexandra Martins/Ag. Câmara[/fotografo][/caption]O coordenador da Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas, deputado Padre Ton (PT-RO), criticou o líder de seu próprio partido na Câmara, José Guimarães (PT-CE), por ter apoiado a criação de uma comissão especial que abre caminho, segundo ele, para um "duro golpe" contra os índios brasileiros. O colegiado, que será instalado nos próximos dias, vai examinar uma proposta de emenda à Constituição (PEC 215/2000) que transfere do Executivo para o Legislativo a competência pela demarcação de terras ocupadas tradicionalmente por povos indígenas. A mudança é costurada pela bancada ruralista no Congresso.
José Guimarães assinou no último dia 9, ao lado de outras 11 lideranças partidárias, o requerimento (veja a íntegra) que cria a comissão especial responsável por analisar o mérito da proposta, etapa que precede a votação em plenário. Após a reação de colegas, o líder petista retirou hoje sua assinatura. O recuo dele, porém, não impede a instalação da comissão, que agora depende apenas da indicação dos partidos para começar seus trabalhos. "Ele reavaliou e retirou a assinatura. O líder reitera a posição histórica do PT de que cabe ao Executivo tratar desse tema", afirmou José Guimarães, por meio de sua assessoria de imprensa.
"Duro golpe"
O coordenador da Frente Parlamentar dos Povos Indígenas diz não estar satisfeito com a retirada da assinatura e cobra explicações concretas do colega. "Não estou satisfeito. Exigimos uma explicação. É um duro golpe na Semana do Índio. Será que ele não sabia que a bancada tinha posição contra essa PEC, que contraria todo o histórico do PT?", questiona Padre Ton. O deputado adianta que vai sugerir à bancada que não indique qualquer integrante para a comissão especial, numa tentativa de protelar, ao máximo, o início dos trabalhos.
[caption id="attachment_45635" align="alignleft" width="319" caption="José Guimarães diz ter reavaliado assinatura e ser contra a PEC que transfere poder sobre demarcação de terras para o Legislativo"]Tags
Temas
Frentes unidas
CÂMARA DOS DEPUTADOS