Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Congresso Nacional aprova mudanças no orçamento secreto

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

emendas de relator

Congresso Nacional aprova mudanças no orçamento secreto

O Congresso Nacional pode nesta sexta-feira (16) votar novas regras para as emendas de relator (RP-9), chamadas de orçamento secreto.

Congresso em Foco

16/12/2022 | Atualizado às 15:54

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

PL das Fake News sofreu uma série de ataques por parte das Big Techs, que são contra a medida. Ações podem adiar a votação na Câmara. Foto: Roque de Sá/Agência Senado

PL das Fake News sofreu uma série de ataques por parte das Big Techs, que são contra a medida. Ações podem adiar a votação na Câmara. Foto: Roque de Sá/Agência Senado
O Congresso Nacional aprovou nesta sexta-feira (16) novas regras para as emendas de relator (RP-9), chamadas de orçamento secreto por conta da falta de transparência. A votação do projeto de resolução (PRN 3/22) estava prevista para essa quinta-feira (15), mas o texto não foi apreciado pelos parlamentares. Os deputados federais aprovaram o projeto de resolução por 398 votos favoráveis, 66 contrários e quatro abstenções. Entre os senadores, foram 44 votos sim, 20 votos não e duas abstenções. De autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e relatado pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI), o projeto estabelece mecanismos para dar transparência a esse tipo de emenda, que tem sido usada pelo governo Bolsonaro para sustentar sua base de apoio parlamentar. O PRN 3/22 propõe critérios de proporcionalidade e impessoalidade na aprovação e execução dessas emendas. Também estão previstos percentuais mínimos para o uso das emendas em ações e serviços públicos de saúde ou de assistência social. A votação ocorre ao mesmo tempo em que o Supremo Tribunal Federal (STF) analisa ações que questionam a legalidade das emendas. Relatora, a presidente da Corte, ministra Rosa Weber, votou pela inconstitucionalidade das emendas RP-9. A ministra afirmou que o orçamento secreto "viola o princípio republicano e transgride os postulados informadores do regime de transparência dos recursos financeiros do estado". A relatora foi acompanhada por quatro ministros: Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Cármen Lúcia. Divergiram os ministros André Mendonça, Kássio Nunes Marques, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli. O julgamento será retomado na próxima sessão da Corte, marcada para a segunda-feira (19). Confira a sessão:

Análise de veto

A sessão desta sexta também pautou o veto 55/2022, dado ao projeto de lei que proíbe a chamada "arquitetura hostil" em espaços livres de uso público. Também chamado de "Lei Padre Júlio Lancelotti" em homenagem ao religioso que realiza trabalhos sociais em São Paulo, o PL 488/2021 foi vetado integralmente pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). O veto foi derrubado com os votos de 354 deputados e de 60 senadores.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Congresso Nacional veto presidencial Rodrigo Pacheco emendas de relator Orçamento secreto padre Julio Lancelotti

Temas

Economia Nota

LEIA MAIS

Câmara dos Deputados

Comissão aprova rastreamento de fatores de risco durante o pré-natal

ECONOMIA

Câmara aprova urgência para isenção do IR de quem recebe até R$ 5 mil

REGULAMENTAÇÃO DAS ENTREGAS

Tema do trabalho por aplicativo está acima de ideologias, diz relator

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

MELHORES PARLAMENTARES

Revelados os vencedores do Prêmio Congresso em Foco; veja quem ganhou

2

Prêmio Congresso em Foco 2025

Público elege melhores deputados da Câmara em 2025; veja lista

3

Prêmio Congresso em Foco 2025

Deputado Nikolas Ferreira conquista 1º lugar na votação popular

4

MELHORES PARLAMENTARES

Prêmio Congresso em Foco: chegou o dia do Óscar da política

5

MELHORES PARLAMENTARES

Descubra os vencedores do Prêmio Congresso em Foco

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES