Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senado cancela votações para negociar emendas com o STF

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Senado

Senado cancela votações para negociar emendas com o STF

Marcada para o dia 27, a reunião tem como objetivo acompanhar a execução das medidas determinadas e compreender o planejamento de ações futuras, pelos Poderes Executivo e Legislativo, referentes às emendas parlamentares.

Congresso em Foco

24/2/2025 18:38

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Após uma semana de instalação de comissões e realização da primeira sessão do ano o plenário do Senado retorna sem sessões. Conforme líderes partidários ouvidos pelo Congresso em Foco, o principal motivo para o esvaziamento é a reunião do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), na quinta-feira (27) para negociar emendas com o Supremo Tribunal Federal (STF).

Presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

Presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).Andressa Anholete/Agência Senado

Um senador comentou sob reserva que as sessões desta semana estão suspensas para Davi se encontrar com o ministro Flávio Dino, do Supremo. Marcada para o dia 27, a reunião tem como objetivo acompanhar a execução das medidas determinadas e compreender o planejamento de ações futuras, pelos Poderes Executivo e Legislativo, referentes às emendas parlamentares.

Líder do PL no Senado, Carlos Portinho (RJ) explicou que as reuniões de líderes da semana devem acontecer de maneira remota. A prioridade da Casa para a semana, conforme o senador, é definir os vice-presidentes das comissões permanentes por meio de acordos partidários. Na última semana, foram instalados 13 dos 16 colegiados do Senado.

O parlamentar também citou que a reunião de Davi com Dino para definir as emendas é mais uma prioridade do Senado. Portinho afirmou que o impasse sobre emendas também prejudica a aprovação do Orçamento 2025, que ainda não foi votado, assim como programas do governo, a exemplo do Plano Safra.

Travar isso [as emendas] está travando também o orçamento e isso é uma questão que precisa ser resolvida para o bem do país, porque já começa a prejudicar não só o Parlamento, mas também o governo, complementou o senador.

Reunião STF

Decisão de Dino, do início deste mês, marcou nova Audiência de Contextualização e Conciliação para o dia 27 com o Legislativo e Executivo sobre as emendas parlamentares. Ao Executivo e Legislativo, Dino deve questionar:

  • qual estágio de cumprimento da determinação de transparência acerca das emendas de comissão e das emendas de relator; e
  • qual será o rito de indicação para execução de emendas de comissão, de bancada e emendas Pix no Orçamento de 2025.

Apesar da Lei Complementar 210/2024, aprovada no último ano dispor sobre critérios mais rígidos de transparência nas emendas, a questão ainda não está pacificada. Os recém empossados presidentes do Senado e Câmara ressaltaram o respeito às decisões do Judiciário, mas defenderam a prerrogativa do Legislativo de empenhar recursos por meio de emendas parlamentares.

Segundo Dino, o Legislativo ainda deve responder quais medidas serão adotadas para a ratificação pelas comissões com competência para o tema da Saúde até 31/03/2025, uma vez que decisão de 31 de dezembro do último ano estabeleceu porcentagem mínima de todas as emendas para a Saúde.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Carlos Portinho emendas parlamentares Flávio Dino Davi Alcolumbre Senado orçamento 2025

Temas

Congresso

LEIA MAIS

CIDADES

Projeto permite que municípios compartilhem máquinas e equipamentos

PEQUENAS CAUSAS

Projeto aumenta limite de valor das pequenas causas para 60 salários

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Em semana morna, Câmara vota projetos para pequenas empresas

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES