Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Elmar Nascimento é escolhido relator da PEC da transição

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Novo governo

Elmar Nascimento é escolhido relator da PEC da transição

Líder do União Brasil fará o texto da PEC da transição na Câmara, previsto para ser apresentado a partir de quinta-feira (15).

Congresso em Foco

Autoria e responsabilidade de Lucas Neiva

13/12/2022 19:19

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Líder do União Brasil fará o texto da PEC da transição na Câmara, previsto para ser apresentado a partir de quinta-feira (15). Foto: DEM/Divulgação

Líder do União Brasil fará o texto da PEC da transição na Câmara, previsto para ser apresentado a partir de quinta-feira (15). Foto: DEM/Divulgação
  O destino da PEC da Transição, que abre espaço no teto de gastos para garantir os recursos do programa Bolsa Família e para a recomposição do orçamento em 2023, foi tema da última reunião de líderes da Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira (13). Com a promessa de entregar um texto disponível para votação em até uma semana, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), escolheu o líder do União Brasil, deputado Elmar Nascimento (BA) para assumir a relatoria. Como relator, Elmar afirma que não pretende incluir posicionamentos pessoais ou da cúpula de seu partido no texto, mas sim "traduzir a partir do texto-base aprovado no Senado aquilo que reflita o pensamento da maioria da Câmara dos Deputados". Para isso, planeja consultar todos os líderes das bancadas, adotando como meta a conclusão do relatório no mínimo no dia 15 e no máximo no dia 20. Seu plano é não alterar o texto-base por conta própria, mas sim trabalhar com base nos destaques apresentados pelas lideranças. Os destaques que apresentarem consenso antes da conclusão, serão automaticamente aplicados no relatório. Até o momento, a expectativa é que a maior parte das propostas de destaque venham do PL, partido que votou contra a PEC no Senado e se tornará oposição em 2023. O deputado compartilha da pressa do relator-geral do orçamento, senador Marcelo Castro (MDB-PI), para que a PEC da transição seja votada. "De certa forma, o orçamento está condicionado à PEC. Ela abre espaço no orçamento", relembrou. De acordo com ele, os demais líderes compartilham da pressa. Ele também deseja votar o texto no mesmo dia da apresentação do relatório.

Orçamento secreto

Um ponto de preocupação do novo governo ao tratar da PEC é a coincidência da semana para elaboração do texto com o julgamento que ocorre no Supremo Tribunal Federal (STF) para decidir o destino das emendas parlamentares de relator, conhecidas como orçamento secreto: mecanismo orçamentário utilizado por Arthur Lira para garantir sua autoridade no Congresso Nacional. Apesar de haver pouco que o novo governo seja capaz de fazer para definir o resultado do julgamento, há o temor de que, caso o Supremo conclua que se trata de um mecanismo inconstitucional, Lira deixe de cooperar da mesma forma com a nova bancada eleita. Isso inclui sua postura diante da PEC da transição. Sobre a questão, Elmar Nascimento afirma que "o STF vai saber tomar a melhor decisão em um momento em que precisamos de harmonia entre os três poderes, cada um no seu quadrado".
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

câmara dos deputados Bolsa Família arthur lira Elmar Nascimento Novo governo PEC da Transição Diário da Transição

Temas

Economia Democracia Congresso Notícia

LEIA MAIS

Novo governo

Lula confirma Aloizio Mercadante para presidência do BNDES

Atos golpistas

"É infiltrado! Para de filmar!" Um relato da noite de terrorismo em Brasília

Novo governo

Quem é Margareth Menezes, a ministra da Cultura de Lula

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Ensaio fotográfico

Prefeito posa de cueca em ensaio inspirado em "50 Tons de Cinza"

2

ELEIÇÕES 2026

PSDB vai trilhar o próprio caminho em 2026, diz Paulo Abi-Ackel

3

RELAÇÕES EXTERIORES

Luizianne Lins rejeita termo de deportação acelerada em Israel

4

Planalto

"Só tinha que agradecer a Deus", diz Lula após incidente com avião

5

Cotas universitárias

Jorginho Mello critica universidade por cota para outras regiões

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES