Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
DINHEIRO
Congresso em Foco
28/2/2025 | Atualizado às 8:08
As instituições financeiras serão obrigadas a oferecer, a partir desta sexta-feira (28), mais uma modalidade de transferência via Pix que dispensa a necessidade de digitar a senha bancária. Neste primeiro momento, a modalidade só estará disponível para celulares Android, porque a Apple Pay e a Samsung Pay ainda não estão registradas no Banco Central.
 
 
Utilizando a tecnologia NFC, o pagamento é feito aproximando o celular da maquininha, dispensando a digitação da senha em muitos casos. Para compras online, o processo é simplificado com um único clique dentro do site do vendedor.
Nas compras pela internet, o Pix será concluído com apenas um clique, sem a necessidade de captar o Código QR ou usar a função copia e cola do Pix. O processo será executado dentro do site da empresa vendedora.
O limite máximo por transação é de R$ 500, ajustável pelo usuário. Este método espelha a praticidade do pagamento por aproximação com cartões, já amplamente adotado no país, 65% dos pagamentos presenciais em setembro de 2024, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).
A obrigatoriedade se aplica a instituições participantes do open finance, exigindo a integração com o Google Pay, atualmente a única carteira digital cadastrada no Banco Central como iniciadora de pagamentos.
Até agora, o Pix por aproximação estava em fase de testes. Entre os bancos e instituições de pagamento que testavam a tecnologia estão Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, Caixa Econômica Federal, C6, Itaú, PicPay e Santander. Um total de 12 marcas de maquininhas firmaram parceria com o Google para estender o pagamento por aproximação ao Pix: Azulzinha, Bin, Cielo, Fiserv, Getnet, Mercado Pago, Pagbank, Rede (que pertence ao Itaú), Safra Pay, Sicredi, Stone e Sumup.
Como habilitar o celular e o Google Pay:
Como usar o Pix por aproximação com carteira digital:
Como usar o Pix por aproximação no aplicativo do banco:
(Com informações da Agência Brasil)
Tags
Temas
SEGURANÇA PÚBLICA
Derrite assume relatoria de projeto que trata facções como terroristas
Câmara dos Deputados
Comissão debate isenção de registro para professor de educação física