Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Dica do Congresso
Congresso em Foco
2/3/2025 17:00
Ao longo da história, o cinema tem sido uma poderosa ferramenta para retratar os horrores e as complexidades de regimes ditatoriais. Um deles é o filme Ainda Estou Aqui, estrelado por Fernanda Torres, que disputa o Oscar de Melhor Filme Internacional neste domingo (2). A obra apresenta a realidade da ditadura militar ao expor o assassinato do ex-deputado Rubens Paiva e o drama de sua família para obter informações sobre sua morte em meio a um regime que tentava esconder o crime.
O filme entra para um rol de obras que abordam governos autoritários e seus impactos na sociedade. Para aqueles que buscam aprofundar sobre um tema, o Congresso em Foco preparou uma seleção de filmes que também tratam de histórias reais sobre os regimes ditatoriais. Confira:
A Sombra de Stalin (2019)
Classificação Indicativa: 14 anos
Gênero: Drama
Onde Assistir: YouTube (R$6,90)
A Sombra de Stalin narra a trajetória de Gareth Jones, um jornalista galês que se tornou o primeiro a expor a dura realidade por trás da aparente utopia soviética. Em sua investigação, ele revelou ao mundo o Holodomor, a fome devastadora que assolou a Ucrânia em 1933, resultante das políticas do regime de Josef Stalin.
A Queda: As últimas horas de Hitler (2004)
Classificação Indicativa: 16 anos
Gênero: Guerra/Drama
Onde Assistir: Amazon Prime Video
O longa-metragem narra os últimos dias da vida do ditador germânico Adolf Hitler na visão de Traudl Junge, sua secretária pessoal que o acompanhou em seu bunker no cerco de Berlim. O diretor Oliver Hirschbiegel apresenta os bastidores políticos dos momentos finais da Segunda Guerra Mundial, baseando-se em depoimentos de testemunhas oculares, memórias de sobreviventes e diversas fontes documentais para recriar com precisão a aparência e a atmosfera da capital do terceiro Reich em sua produção.
A Lista de Schindler (1993)
Classificação Indicativa: 16 anos
Gênero: Guerra/Drama
Onde Assistir: Amazon Prime Video
Considerado uma das obras-primas de Steven Spielberg, o filme apresenta a trajetória real do empresário alemão Oskar Schindler (Liam Neeson) durante o regime nazista na Alemanha. Carismático, astuto, oportunista e com grande habilidade para negociações no mercado clandestino, Schindler buscou na perseguição aos judeus uma oportunidade para expandir seu patrimônio, mas o testemunho do sofrimento nos campos de concentração mudou sua visão. Durante o Holocausto, atuou ativamente para proteger o máximo possível de judeus, tornando-se mais tarde um símbolo da resistência oculta contra o regime ditatorial alemão.
O Diário de Anne Frank (2009)
Classificação Indicativa: 12 anos
Gênero: Biografia/Guerra
Onde Assistir: YouTube
Baseado em relatos reais, O Diário de Anne Frank é uma emocionante adaptação do famoso diário escrito por uma jovem judia neerlandesa durante a ocupação nazista na Segunda Guerra Mundial. O filme retrata os anos em que Anne e sua família viveram escondidos em um anexo secreto em Amsterdã, fugindo da perseguição nazista. Por meio de suas anotações, conhecemos seus medos, sonhos e reflexões sobre a vida, mesmo diante da brutalidade do regime totalitário. A obra é um retrato comovente da resiliência humana e um importante registro histórico sobre os horrores da intolerância e da guerra.
Primeiro, Mataram o Meu Pai (2017)
Classificação indicativa: 16 anos
Gênero: Drama/Biografia/Suspense/Guerra
Onde assistir: Netflix
O filme dirigido por Angelina Jolie e pela escritora cambojana Loung Ung retrata a dura realidade do Camboja, pequeno país asiático vizinho do Vietnã, durante a ditadura do Khmer Vermelho, partido comunista que dominou o país entre 1975 e 1979. A obra retrata a infância da escritora, que testemunhou a ascensão e queda do regime responsável pela morte de cerca de dois milhões de cambojanos.
julgamento do golpe
Imprensa internacional repercute condenação de Jair Bolsonaro
Julgamento do Golpe
Conselheiro de Trump ataca STF e Moraes após condenação de Bolsonaro