Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
terça-feira, 8 de julho de 2025
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Distopias reais: confira 5 filmes para entender ditaduras
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 106674, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Noticias_cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":106674}" }

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Dica do Congresso

Distopias reais: confira 5 filmes para entender ditaduras

Retratos de regimes ditatoriais, como em Ainda Estou Aqui, são temas constantes no cinema internacional. Confira cinco obras baseadas em histórias reais para entender como o autoritarismo funciona na prática.

Congresso em Foco

2/3/2025 17:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Ao longo da história, o cinema tem sido uma poderosa ferramenta para retratar os horrores e as complexidades de regimes ditatoriais. Um deles é o filme Ainda Estou Aqui, estrelado por Fernanda Torres, que disputa o Oscar de Melhor Filme Internacional neste domingo (2). A obra apresenta a realidade da ditadura militar ao expor o assassinato do ex-deputado Rubens Paiva e o drama de sua família para obter informações sobre sua morte em meio a um regime que tentava esconder o crime.

O filme entra para um rol de obras que abordam governos autoritários e seus impactos na sociedade. Para aqueles que buscam aprofundar sobre um tema, o Congresso em Foco preparou uma seleção de filmes que também tratam de histórias reais sobre os regimes ditatoriais. Confira:

Confira a seleção de filmes tanto sobre os bastidores políticos de ditaduras quanto sobre as consequências para a população.

Confira a seleção de filmes tanto sobre os bastidores políticos de ditaduras quanto sobre as consequências para a população.Pixabay

A Sombra de Stalin (2019)

Classificação Indicativa: 14 anos

Gênero: Drama

Onde Assistir: YouTube (R$6,90)

A Sombra de Stalin narra a trajetória de Gareth Jones, um jornalista galês que se tornou o primeiro a expor a dura realidade por trás da aparente utopia soviética. Em sua investigação, ele revelou ao mundo o Holodomor, a fome devastadora que assolou a Ucrânia em 1933, resultante das políticas do regime de Josef Stalin.

A Queda: As últimas horas de Hitler (2004)

Classificação Indicativa: 16 anos

Gênero: Guerra/Drama

Onde Assistir: Amazon Prime Video 

O longa-metragem narra os últimos dias da vida do ditador germânico Adolf Hitler na visão de Traudl Junge, sua secretária pessoal que o acompanhou em seu bunker no cerco de Berlim. O diretor Oliver Hirschbiegel apresenta os bastidores políticos dos momentos finais da Segunda Guerra Mundial, baseando-se em depoimentos de testemunhas oculares, memórias de sobreviventes e diversas fontes documentais para recriar com precisão a aparência e a atmosfera da capital do terceiro Reich em sua produção.

A Lista de Schindler (1993)

Classificação Indicativa: 16 anos 

Gênero: Guerra/Drama 

Onde Assistir: Amazon Prime Video

Considerado uma das obras-primas de Steven Spielberg, o filme apresenta a trajetória real do empresário alemão Oskar Schindler (Liam Neeson) durante o regime nazista na Alemanha. Carismático, astuto, oportunista e com grande habilidade para negociações no mercado clandestino, Schindler buscou na perseguição aos judeus uma oportunidade para expandir seu patrimônio, mas o testemunho do sofrimento nos campos de concentração mudou sua visão. Durante o Holocausto, atuou ativamente para proteger o máximo possível de judeus, tornando-se mais tarde um símbolo da resistência oculta contra o regime ditatorial alemão.

O Diário de Anne Frank (2009)

Classificação Indicativa: 12 anos 

Gênero: Biografia/Guerra

Onde Assistir: YouTube

Baseado em relatos reais, O Diário de Anne Frank é uma emocionante adaptação do famoso diário escrito por uma jovem judia neerlandesa durante a ocupação nazista na Segunda Guerra Mundial. O filme retrata os anos em que Anne e sua família viveram escondidos em um anexo secreto em Amsterdã, fugindo da perseguição nazista. Por meio de suas anotações, conhecemos seus medos, sonhos e reflexões sobre a vida, mesmo diante da brutalidade do regime totalitário. A obra é um retrato comovente da resiliência humana e um importante registro histórico sobre os horrores da intolerância e da guerra.

Primeiro, Mataram o Meu Pai (2017)

Classificação indicativa: 16 anos

Gênero: Drama/Biografia/Suspense/Guerra

Onde assistir: Netflix

O filme dirigido por Angelina Jolie e pela escritora cambojana Loung Ung retrata a dura realidade do Camboja, pequeno país asiático vizinho do Vietnã, durante a ditadura do Khmer Vermelho, partido comunista que dominou o país entre 1975 e 1979. A obra retrata a infância da escritora, que testemunhou a ascensão e queda do regime responsável pela morte de cerca de dois milhões de cambojanos.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

golpe de estado autoritarismo opressão guerra

LEIA MAIS

História

Há 85 anos, Vargas defendia ordem e Estado forte no Brasil

STF

Depoimento de Bolsonaro ao STF mobiliza aliados e opositores nas redes

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Eleições partidárias

Edinho Silva é eleito o novo presidente nacional do PT

2

Redes sociais

Veja reações de autoridades à postagem de Trump defendendo Bolsonaro

3

PT

Guilherme Sigmaringa vence eleição e vai comandar PT do DF até 2029

4

AGENDA DA SEMANA

Congresso vai receber 5 ministros e Galípolo nesta semana

5

Internacional

Trump sai em defesa de Bolsonaro e acusa Brasil de "caça às bruxas"

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER_VAST", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "context": "{\"positioncode\":\"VAST_Leitura_Noticias\"}" }