Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Raquel Lyra troca PSDB pelo PSD e reforça aproximação com Lula

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

ELEIÇÕES 2026

Raquel Lyra troca PSDB pelo PSD e reforça aproximação com Lula

Governadora tenta neutralizar apoio do presidente à candidatura de João Campos ao governo em 2026.

Congresso em Foco

6/3/2025 15:31

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), vai se filiar ao Partido Social Democrático (PSD) na próxima segunda-feira (10), em Recife. A decisão, confirmada pela assessoria do presidente estadual do PSD e ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, representa uma importante mudança no cenário político pernambucano e um gesto de aproximação da governadora com o presidente Lula. O evento, que deverá contar com a presença de ministros de Estado, será conduzido pelo presidente do partido, Gilberto Kassab.

A saída de Raquel deixa o deputado estadual Álvaro Porto, presidente da Assembleia Legislativa, como provável líder estadual do PSDB. Ele tem se aproximado do prefeito de Recife, João Campos (PSB), principal adversário político da governadora.

A governadora Raquel Lyra e o presidente Lula em evento do governo federal

A governadora Raquel Lyra e o presidente Lula em evento do governo federalRicardo Stuckert

Em 2023, Lula repreendeu apoiadores que vaiavam a governadora tucana durante ato do governo federal em Pernambuco. "Quando vocês estavam vaiando a governadora, vocês estavam me vaiando. Ela não está aqui porque ela quer estar aqui, está aqui porque foi convidada por nós", repreendeu Lula. "Tudo o que era anunciado era pequeno diante da necessidade de vaiar a governadora. Que pena. E não pode ser assim. Quando a gente convidar alguém para vir na casa da gente, e esse dono da casa sou eu, pode me vaiar à vontade; mas, por favor, respeitem os meus convidados", completou.

  • Tucanos em extinção: entenda a crise que pode resultar no fim do PSDB

Com a pernambucana, o PSD passa a ter três governadores. Os outros dois são Ratinho Jr, do Paraná, e Fabio Mitidieri, de Sergipe.

A filiação ao PSD, com maior tempo de TV e recursos do fundo partidário, é estratégica para Raquel, mas também impõe desafios, como a ausência de representantes do partido na Assembleia Legislativa e na bancada pernambucana na Câmara dos Deputados.

As conversas entre o presidente do PSD, Gilberto Kassab, e Raquel Lyra foram retardadas pelas discussões em torno de uma possível fusão entre o partido e o PSDB. As negociações, no entanto, não prosperaram, a despeito da perda de espaço dos tucanos na política nacional.

Com a saída de Raquel Lyra, o PSDB ficará com apenas dois governadores: Eduardo Riedel (MS) e Eduardo Leite (RS). A mudança de partido é vista, em seu entorno, como fundamental para as aspirações de reeleição da governadora em 2026. Como mantém boa relação com Lula e o PSD de Pernambuco é governista, ela acredita que poderá neutralizar o apoio do presidente à candidatura de João Campos ao governo em 2026.

Pesquisa Quaest/Genial Investimentos divulgada na semana passada mostra o prefeito de Recife com grande vantagem na liderança, com 56% das intenções de voto, contra 28% de Raquel Lyra e 5% de Gilson Machado (PL). A Quaest ouviu 1.104 entrevistados entre os dias 19 e 23 de fevereiro. A margem de erro é de três pontos percentuais. 

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Raquel Lyra PSD Pernambuco PSDB gilberto kassab eleições 2026

Temas

Eleições

LEIA MAIS

JUSTIÇA ELEITORAL

Pela terceira vez, Pablo Marçal é declarado inelegível

JUSTIÇA

Em 2018, Lula também foi proibido pelo STF de dar entrevistas

Eleições 2026

Zema será oficializado pré-candidato à presidência em 16 de agosto

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Votação popular

Prêmio Congresso em Foco recebe 400 mil votos em um único dia

2

SAÚDE PÚBLICA

Fibromialgia passa a ser reconhecida em lei como deficiência

3

AMEAÇA?

Eduardo sugere que Hugo e Davi podem sofrer sanções dos EUA

4

TENTATIVA DE GOLPE

Marcos do Val contraria o STF, deixa o país e ataca Moraes

5

CRISE INTERNA

Aliados de Bolsonaro compõem comitiva nos EUA e contrariam Eduardo

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES