Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
EDUCAÇÃO
Congresso em Foco
6/3/2025 16:14
O CCS, Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, realizará uma audiência pública interativa na próxima segunda-feira (10), às 9h30, para tratar dos resultados e da regulamentação da Lei 15100 de 2025, que limita o uso de dispositivos móveis em instituições de ensino. O debate ocorre em meio ao primeiro ano letivo de funcionamento da nova norma.
Aprovada em janeiro, a legislação proíbe o uso indiscriminado de celulares e tablets por alunos da educação infantil, ensino fundamental e médio em escolas públicas e privadas. O uso é permitido apenas para fins pedagógicos sob orientação de professores ou em casos de acessibilidade, inclusão, necessidades médicas e garantia de direitos fundamentais.
A lei replica o modelo já adotado em outros países, como na França, Canadá, Finlândia e China. Seu projeto foi apresentado pelo deputado Alceu Moreira (MDB-RS) com base em estudos que indicam a perda da capacidade de aprendizado de alunos expostos ao uso do celular em paralelo à aula.
O debate contará com a presença do secretário de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha; da diretora de apoio à Gestão Educacional do Ministério da Educação, Anita Stefani; do conselheiro do Conselho Nacional de Educação, Israel Batista; e do especialista em educação digital Rodrigo Nejm, do Instituto Alana.
Os cidadãos poderão participar enviando perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e-Cidadania, onde as interações serão respondidas ao vivo. O Senado disponibilizará uma certificação de participação válida para atividades complementares em cursos superiores.
EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL
Deputado pede prisão de Hytalo Santos após denúncia de Felca
Tributação Financeira
Haddad debate nova tributação de fundos e ativos virtuais no Senado