Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Papa Francisco morreu de AVC e insuficiência cardíaca

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

VATICANO CONFIRMA

Papa Francisco morreu de AVC e insuficiência cardíaca

De acordo com o comunicado, o pontífice sofreu um mal súbito após acordar aparentemente bem em sua residência.

Congresso em Foco

21/4/2025 15:40

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Vaticano confirmou, nesta segunda-feira (21), que o papa Francisco, morto nas primeiras horas da manhã, foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguido de uma insuficiência cardíaca irreversível. A informação, até então especulada por veículos da imprensa italiana, foi oficialmente divulgada pelo diretor da Direção de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano, professor Andrea Arcangeli.

Cardeal Orani João Tempesta durante a missa em homenagem ao Papa Francisco, nesta segunda-feira, na Catedral Metropolitana de São Sebastião

Cardeal Orani João Tempesta durante a missa em homenagem ao Papa Francisco, nesta segunda-feira, na Catedral Metropolitana de São SebastiãoBia Borges/Ofotográfico/Folhapress

De acordo com o comunicado, o pontífice sofreu um mal súbito por volta das 7h (2h no horário de Brasília), após acordar aparentemente bem em sua residência na Casa Santa Marta, onde vivia desde o início de seu pontificado, em 2013. Meia hora depois, às 7h35, foi constatado o óbito. O AVC, que levou ao coma e ao colapso cardiovascular, ocorreu no contexto de um quadro clínico já fragilizado por problemas cardiocirculatórios e respiratórios recorrentes.

Últimos dias

Francisco havia enfrentado um período prolongado de internação no Hospital Gemelli, em Roma, para tratar infecções pulmonares e pneumonia bilateral. Durante os mais de 30 dias em que esteve sob cuidados intensivos, houve momentos em que os médicos cogitaram suspender tratamentos ativos, considerando o avanço da doença e a fragilidade de seu organismo, e passar a oferecer apenas cuidados paliativos.

Mesmo assim, o papa demonstrava vontade de retornar ao Vaticano, especialmente à sua residência habitual na Casa Santa Marta, um edifício modesto dentro dos muros da Santa Sé, que escolheu como símbolo de sua opção por uma Igreja simples e próxima do povo. Foi lá que passou seus últimos momentos, acompanhado por membros próximos da equipe médica e da Casa Pontifícia.

Sé Vacante

Conhecido popularmente como derrame, o Acidente Vascular Cerebral ocorre quando o fluxo de sangue ao cérebro é interrompido, causando a morte de células nervosas. Pode ter origem em uma obstrução de vasos sanguíneos (AVC isquêmico) ou na ruptura desses vasos (AVC hemorrágico). O tipo exato que acometeu o papa não foi especificado no comunicado do Vaticano, mas o quadro evoluiu rapidamente para coma e falência cardíaca, segundo o relatório médico.

A confirmação da causa da morte deve encerrar as especulações que circularam desde as primeiras horas do dia, especialmente na imprensa italiana. Agora, a Santa Sé inicia os ritos solenes previstos para a Sé Vacante, período entre a morte de um papa e a eleição de seu sucessor. O corpo de Francisco será velado na Basílica de São Pedro e o funeral deve ocorrer dentro dos próximos dias. Um conclave, com cerca de 120 cardeais votantes, deve decidir o próximo papa entre 15 e 20 dias. Entre os participantes estão sete cardeais brasileiros.

O papa argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro das Américas e o primeiro jesuíta a ocupar o trono de Pedro, faleceu aos 88 anos, após 12 anos de pontificado marcados por reformas, gestos de humildade e um esforço contínuo pela paz, pela justiça social e pela proximidade com os mais pobres.

Papa abriu portas e quebrou muros, diz vaticanista

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

papa francisco Igreja Católica Vaticano

Temas

Mundo

LEIA MAIS

MUNDO

Alternativa local: entenda como a sanção a Moraes pode ser contornada

Sanção internacional

"Moraes abusou de sua autoridade", diz secretário dos EUA Marco Rubio

SANÇÃO INTERNACIONAL

Saiba o que prevê a Lei Magnitsky, aplicada a Alexandre de Moraes

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Vote já!

Últimas horas para votar no Prêmio Congresso em Foco: ainda dá tempo!

2

MUNDO

Foragida da Justiça, Carla Zambelli é presa na Itália

3

TROCA DE DEPUTADOS

Câmara confirma perda do mandato de 7 deputados após decisão do STF

4

MUNDO

Alternativa local: entenda como a sanção a Moraes pode ser contornada

5

Tarifaço

Suco de laranja, carvão e peças de avião estão fora da tarifa dos EUA

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES