Entrar
Cadastro
Entrar
{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 107862, "showDelay": true, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Noticias_cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":107862}" }
Receba notícias do Congresso em Foco:
ADEUS AO PAPA
Congresso em Foco
22/4/2025 | Atualizado às 8:16
O presidente Lula e a primeira-dama Janja da Silva viajarão para Roma até o fim da semana para acompanhar o sepultamento do Papa Francisco, falecido nessa segunda-feira (21). As cerimônias devem começar no próximo sábado. O corpo do papa será trasladado à Basílica de São Pedro na quarta-feira (23). A Missa das Exéquias será celebrada em 26 de abril, seguida do sepultamento na Basílica de Santa Maria Maior.
Luto de sete dias
Lula divulgou ontem pela manhã uma mensagem de pesar pela morte de Francisco e decretou sete dias de luto nacional. À noite, voltou a homenagear o sumo pontífice, em vídeo. "Francisco foi o papa do acolhimento, e por isso acordamos hoje um pouco órfãos do seu afeto, um afeto que era livre de preconceitos e julgamentos num mundo que sofre com a discriminação e a intolerância", declarou o presidente.
"Embora o dia de hoje seja de muita tristeza, vamos nos lembrar para sempre da alegria do Papa Francisco, do sorriso que iluminava tudo e todos, do entusiasmo pela vida, do bom humor, do otimismo, da paixão pelo futebol qualidade que fazia dele o mais brasileiro dos argentinos", ressaltou Lula.
Na primeira mensagem, o presidente desejou consolo a todos que sofrem com a perda do líder religioso: "O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações". "Francisco foi o Papa da esperança. Em sua despedida, renovou a crença nos seres humanos e previu um futuro melhor para a humanidade", acrescentou.
A data da viagem ainda não foi confirmada pelo Palácio do Planalto, que aguarda o protocolo do Vaticano. A lista da comitiva presidencial deve ser divulgada nesta terça-feira (22). O presidente esteve três vezes com o papa e recebeu uma mensagem de apoio em 2019, quando estava preso.
Temas
LEIA MAIS
REVIRAVOLTA NO SENADO
CCJ aprova fim da reeleição com redução do mandato de senador
ASSISTA AO VÍDEO
"Ela fez pipi": deputado leva bebê "esborne" para discurso na Câmara