Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Futebol
Congresso em Foco
29/4/2025 18:30
O novo uniforme vermelho da Seleção brasileira, que será lançado em março de 2026 pela Nike, substituirá a tradicional camisa azul como segundo uniforme do time. A decisão foi tomada por estratégia comercial da fornecedora de material esportivo e teve aval da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A escolha da cor não tem qualquer relação com manifestações políticas.
O projeto foi definido sem que houvesse unanimidade dentro da CBF. Alguns dirigentes preferiam que o uniforme vermelho fosse introduzido como uma terceira opção, para evitar controvérsias. Contudo, a Nike, que não adota terceiras camisas para seleções, optou por substituir o segundo uniforme. A estratégia visa evitar concorrência interna entre produtos e maximizar as vendas.
Leia também: Camisa vermelha da seleção é alvo de protestos de parlamentares
A camisa vermelha também carregará o símbolo da marca Jordan, ligada à lenda do basquete Michael Jordan e pertencente à Nike. A estratégia de marketing com a Jordan é usada em outras equipes no mundo, como o Paris Saint-Germain, e visa ampliar o apelo comercial da peça.
Embora a camisa vermelha já tenha gerado discussões, é importante destacar que o conceito é exclusivamente publicitário. A Nike e a CBF pretendem lançar o uniforme com o objetivo de atingir novos públicos e reforçar as vendas às vésperas da Copa do Mundo, que será realizada nos Estados Unidos, no Canadá e no México.
Discussão sobre estatuto da CBF
O lançamento da nova camisa toca também em uma questão estatutária. De acordo com o estatuto da CBF, os uniformes da seleção devem adotar as cores da bandeira da entidade verde, amarelo, azul e branco. A predominância do vermelho, portanto, demandaria uma alteração formal no documento, salvo se o uniforme for considerado uma edição comemorativa, como ocorreu com a camisa preta usada em amistoso contra a Espanha em 2024.
Leia também: "Comunista": veja os memes sobre o uniforme vermelho da seleção
Associações nas redes sociais: o vermelho e o pau-brasil
Nas redes sociais, vários usuários têm associado a cor vermelha da nova camisa ao pau-brasil, árvore que deu origem ao nome do país. A palavra "Brasil" deriva do termo "bersil", utilizado para designar "brasa" uma referência à cor vermelha intensa da madeira do pau-brasil. Ao longo do tempo, a espécie passou a ser chamada de pau-brasil, também conhecida por outros nomes como pau-vermelho, pau-de-pernambuco e muirapiranga. Por isso, para muitos, a camisa vermelha pode simbolizar uma conexão histórica com a identidade nacional, sem qualquer conotação política.
Passando para avisar o gado raivoso, que nosso país tem este nome por causa do Pau Brasil (Paubrasilia echinata), que é vermelho...
— Rem Bodinho ? ?? ??? (@Rembodinho) April 29, 2025
Então nada mais patriótico que uma camisa vermelha para nos representar.
De nada! pic.twitter.com/uvAdHKryaa
Para quem não conhece, esse é o Pau Brasil, que deu origem ao nome Brasil.
— carol oliva ?? (@carololivapsi) April 28, 2025
A palavra "Brasil" significa "vermelho como brasa".
Quando os colonizadores descobriram o país, eles se referiram à árvore como "bersil", que significava "brasa" na época. Aos poucos, ela acabou sendo. pic.twitter.com/Q795UBVGjW
Para quem está questionando o que tem a ver o 'vermelho' na suposta camisa da Seleção Brasileira, aconselho estudar um pouco sobre a história do próprio país.
— Douglas Santos (@D7353162Santos) April 29, 2025
A árvore que deu o nome ao Brasil, pau brasilia echinata, depois chamada de pau-brasil é 'vermelha' por dentro. pic.twitter.com/iKLEjFGs1U
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Acompanhe a votação de recurso de Glauber Braga na CCJ da Câmara
Identidade Nacional
Zé Trovão apresenta projeto que veta camisa vermelha da Seleção