Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Conselho de Ética
Congresso em Foco
6/5/2025 | Atualizado às 10:24
O deputado Ricardo Maia (MDB-BA) vai apresentar um relatório no Conselho de Ética da Câmara propondo a suspensão, por seis meses, do mandato de Gilvan da Federal (PL-ES, por quebra de decoro. A medida atende a um pedido da Mesa Diretora da Câmara, que considerou que o parlamentar cometeu ofensas gravemente desonrosas contra a ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) em audiência pública.
Na sessão, Gilvan tinha chamado Gleisi de "Amante", em referência a um apelido associado a ela em uma planilha da empreiteira Odebrecht, descoberta nas investigações da Lava Jato. Também chamou a ministra de "prostituta do caramba". Para Maia, as declarações extrapolaram a liberdade de expressão e feriram a dignidade do mandato parlamentar.
Gilvan chegou a se desculpar no plenário, mas sem citar Gleisi diretamente.
Além da tramitação no Conselho de Ética, a ministra apresentou uma queixa-crime ao Supremo Tribunal Federal. Ela pede que Gilvan responda por injúria e difamação e seja condenado ao pagamento de R$ 30 mil por danos morais. A ministra afirma que o ataque teve motivação misógina.
O Conselho de Ética começa a analisar o parecer nesta terça-feira (6). Caso os membros concordem com a punição, Gilvan poderá ainda se tornar alvo de processo que leve à cassação do mandato.
Temas
LEIA MAIS
ARTICULAÇÃO POLÍTICA
Gleisi recebe líder do PL em casa e busca diálogo com a oposição
Direitos das mulheres
Defensoria da União defende revogação da Lei de Alienação Parental
REFORMA MINISTERIAL
Lula convida Márcia Lopes para assumir o Ministério das Mulheres