Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Brasileiro vai para solitária após ordem de deportação, diz família

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

DETIDO EM ISRAEL

Brasileiro vai para solitária após ordem de deportação, diz família

Thiago Ávila foi ameaçado de passar sete dias em cela escura e isolada. Defesa considera medida ilegal e avalia acionar Corte Suprema de Israel.

Congresso em Foco

11/6/2025 12:29

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Último contato de Thiago com a famíllia foi feito no último domingo.

Último contato de Thiago com a famíllia foi feito no último domingo.Instagram/Flotilha da Liberdade

O ativista brasileiro Thiago Ávila, preso por Israel durante uma tentativa de entrega de ajuda humanitária à Faixa de Gaza, foi levado para a solitária na prisão de Givon, na cidade de Ramla. A informação foi repassada por sua advogada à família na manhã desta quarta-feira (11). De acordo com a defesa, ele foi ameaçado de permanecer por sete dias em uma cela escura, pequena e sem contato com outras pessoas inclusive com seus advogados.

A defesa classificou a punição como ilegal e informou aos familiares que, caso a ameaça se concretize, o caso será levado à Corte Suprema de Israel. A medida, segundo a advogada da organização não-governametnal Adalah, uma retaliação ao fato de Thiago se recusar a assinar os termos de deportação impostos pelas autoridades israelenses e por ter iniciado uma greve de fome e sede em protesto.

Coordenador da chamada Coalizão Flotilha da Liberdade, Thiago Ávila está entre os oito ativistas pró-palestinos que rejeitaram assinar o documento de autodeportação, o que significaria admitir a entrada ilegal em território israelense. Segundo sua defesa, não há crime a ser imputado, pois a embarcação Madleen navegava em águas internacionais, era civil, desarmada e tinha autorização para operar.

Nesta manhã, como mostrou o Congresso em Foco, a advogada informou ainda à família que, após revisão de posicionamento, o governo de Israel decidiu deportar o grupo, mesmo sem a assinatura dos ativistas. Os quatro outros passageiros que aceitaram a deportação já retornaram aos seus países, entre eles a ativista climática sueca Greta Thunberg.

"Fotos encenadas"

O ativista francês Andre Baptiste, deportado na segunda-feira (9), enviou um relato aos advogados detalhando as condições enfrentadas pelos detidos.

"Nenhum de nós comeu ou bebeu a comida dada pelos soldados israelenses. Fomos obrigados a aceitá-la porque havia armas apontadas para nós", escreveu. "As fotos foram encenadas, nenhum de nós realmente riu. Rima [Hassen, deputada francesa] escolheu sorrir para os soldados como forma de rebeldia e protesto", afirmou. "As condições de detenção são duras, tivemos privação de sono e grande dificuldade para falar com nossos advogados, mas tenho certeza de que todos nós estamos seguros. Mulheres e homens foram separados. Mas eles puderam caminhar no 'jardim da prisão' esta manhã", escreveu o francês.

A ação da marinha israelense interceptou a embarcação Madleen enquanto se dirigia à Faixa de Gaza carregando ajuda humanitária. A defesa e organizações de direitos humanos, como a Adalah, que acompanha o caso, seguem atuando pela libertação do grupo e pela responsabilização de autoridades por possíveis abusos.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Oriente Médio Israel faixa de gaza Thiago Ávila Greta Thunberg

Temas

Internacional Direitos Humanos

LEIA MAIS

FLOTILHA DA LIBERDADE

Israel decide deportar ativista brasileiro, informa advogada à família

Relações Exteriores

Acordo sobre serviço aéreo entre Brasil e Israel é aprovado no Senado

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SEGURANÇA PÚBLICA

Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator

2

TRANSPORTE AÉREO

Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos

3

Relações exteriores

Senado dos EUA aprova projeto que derruba tarifa contra o Brasil

4

TENTATIVA DE GOLPE

Entenda em 10 pontos o recurso de Bolsonaro contra a condenação no STF

5

Legislação

Nova lei caracteriza abandono afetivo como ilícito civil

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES