Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Bancada do agro pede resposta "firme e estratégica" com taxas de Trump

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

COMÉRCIO EXTERIOR

Bancada do agro pede resposta "firme e estratégica" com taxas de Trump

Nota divulgada pela Frente Parlamentar da Agropecuária defende "importância de fortalecer as tratativas bilaterais, sem isolar o Brasil".

Congresso em Foco

10/7/2025 8:09

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que reúne deputados e senadores ligados ao agronegócio, divulgou uma nota pedindo "cautela, diplomacia afiada e presença ativa do Brasil" com relação à tarifa de 50% sobre produtos brasileiros anunciada nesta quarta-feira (10) pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Setor do agro deve sofrer grande impacto com tarifa anunciada por Trump. Na foto, plantação de soja em Alto Paraíso (GO)

Setor do agro deve sofrer grande impacto com tarifa anunciada por Trump. Na foto, plantação de soja em Alto Paraíso (GO)Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente norte-americano fez o anúncio via redes sociais, em uma mensagem que destacava o processo que corre na Justiça contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por golpe de Estado e decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) contra redes sociais, descritas por Trump como "censura". Se o imposto de fato entrar em vigor na data marcada, em 1º de agosto, o setor do agronegócio deve ser um dos mais prejudicados.

A nota da FPA declara "preocupação" com anúncio, e diz que ele representa um "alerta ao equilíbrio das relações comerciais e políticas entre os dois países". Segundo o texto, a taxação vai reverberar na taxa de câmbio e prejudicar as exportações.

"A FPA reitera a importância de fortalecer as tratativas bilaterais, sem isolar o Brasil perante as negociações", diz o texto divulgado pela bancada.

Leia a nota na íntegra

"A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) manifesta preocupação com a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A medida, comunicada por meio de carta oficial enviada ao governo brasileiro, representa um alerta ao equilíbrio das relações comerciais e políticas entre os dois países.

A nova alíquota produz reflexos diretos e atingem o agronegócio nacional, com impactos no câmbio, no consequente aumento do custo de insumos importados e na competitividade das exportações brasileiras.

Diante desse cenário, a FPA defende uma resposta firme e estratégica: é momento de cautela, diplomacia afiada e presença ativa do Brasil na mesa de negociações.

A FPA reitera a importância de fortalecer as tratativas bilaterais, sem isolar o Brasil perante as negociações. A diplomacia é o caminho mais estratégico para a retomada das tratativas.

Frente Parlamentar da Agropecuária"

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

FPA impostos Agro Donald Trump exportações

Temas

Relações Exteriores Congresso

LEIA MAIS

ELEIÇÕES NO HORIZONTE

Após cobrança de Lula, União Brasil antecipa entrega de ministérios

RELAÇÕES EXTERIORES

Europa é o próximo passo, diz Eduardo Bolsonaro sobre sanções ao STF

Educação

Comissão aprova uso de escolas para atividades extracurriculares

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SUPREMO

Condenação de Zambelli expõe dissidência de Nunes e Mendonça

2

Tentativa de Golpe

1ª Turma do STF começa a julgar Bolsonaro na próxima semana

3

AÇÃO PENAL

Ação de Bolsonaro no STF: Veja possíveis cenários do julgamento

4

PRISÃO DOMICILIAR

PGR pede reforço policial na casa de Bolsonaro para evitar fuga

5

DESVIO DE APOSENTADORIAS

Após acordo, Duarte Jr. assume vice-presidência da CPMI do INSS

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES