Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Tarifaço
Congresso em Foco
22/7/2025 11:19
Durante entrevista ao podcast Inteligência Ltda., o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o comentarista político Paulo Figueiredo confirmaram que a imposição de tarifas comerciais contra o Brasil foi um dos temas discutidos em reuniões com autoridades dos Estados Unidos. A medida, segundo os dois, não foi sugerida diretamente pelo grupo, mas já era conhecida como parte do "arsenal diplomático americano".
Eduardo e Figueiredo relataram que, nas conversas realizadas nos EUA, foram apresentadas diferentes opções de medidas contra autoridades brasileiras, incluindo a taxação. Eles afirmaram que a preferência do grupo era por sanções direcionadas a indivíduos, como integrantes do STF e do Ministério Público.
"Na nossa opinião, esta medida não era a melhor a ser aplicada naquele momento. Advogamos por sanções aos principais agentes da ditadura", afirmou Paulo Figueiredo.
"Discutimos que existia essa possibilidade, mas quem decide é o presidente Trump", acrescentou Eduardo Bolsonaro, destacando que seu grupo não tem poder para definir políticas americanas.
Em seguida, os dois apoiaram publicamente a tarifa. Eduardo Bolsonaro chegou a chamar o pacote de medidas de "Tarifa Moraes", sugerindo que a motivação por trás da decisão estaria ligada a críticas ao Judiciário brasileiro.
Paulo Figueiredo, por sua vez, declarou estar "100% convencido" de que a tarifa foi a decisão correta naquele momento, sendo seguido por um "eu concordo" do deputado.
LEIA MAIS
Crise internacional
Senadora culpa Eduardo Bolsonaro por tornozeleira no pai: "Moleque"
Guerra comercial
Espírito Santo cria comitê para acompanhar tarifa dos Estados Unidos
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Contrariando Hugo Motta, comissão se reúne e aprova moção a Bolsonaro