Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Não cabe à Câmara deliberar sobre prisão de Zambelli, diz Hugo Motta

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Não cabe à Câmara deliberar sobre prisão de Zambelli, diz Hugo Motta

Presidente da Câmara afirma que prisão de deputada é tema do Judiciário e que a Casa só deve analisar a perda do mandato.

Congresso em Foco

29/7/2025 19:16

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta terça-feira (29) que não cabe ao Legislativo decidir sobre a prisão da deputada Carla Zambelli (PL-SP), detida pela polícia italiana em Roma. "Não cabe à Casa deliberar sobre a prisão, apenas sobre a perda de mandato", declarou o parlamentar em nota após a confirmação da detenção.

Motta disse ter entrado em contato com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, que o forneceu informações preliminares sobre a detenção da deputada. Ele destacou que a Câmara aguarda posicionamentos formais tanto do Ministério da Justiça quanto do governo italiano para tomar providências administrativas cabíveis.

Presidente da Câmara havia manifestado em junho que a cassação de Zambelli deverá ser votada em plenário.

Presidente da Câmara havia manifestado em junho que a cassação de Zambelli deverá ser votada em plenário.Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O presidente reforçou que "as providências que cabem à Câmara já estão sendo adotadas, por meio da Representação que tramita na CCJC [Comissão de Constituição e Justiça], em obediência ao Regimento e à Constituição".

Zambelli foi condenada em junho a dez anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após ser considerada culpada pela invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o uso de documentos falsos, em conluio com o hacker Walter Delgatti. Depois da condenação, deixou o Brasil e passou pelos Estados Unidos antes de se instalar na Itália, onde foi localizada com auxílio de informações prestadas pelo deputado italiano Angelo Bonelli à polícia local

Veja a fala de Hugo Motta:

Tomei conhecimento da prisão da deputada Carla Zambelli pela imprensa. Consultei o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, que nos repassou informações preliminares. Aguardamos as manifestações oficiais do Ministério da Justiça e do governo italiano. Importante lembrar que as…

— Hugo Motta (@HugoMottaPB) July 29, 2025

Cobrança governista

Logo antes da declaração de Hugo Motta, o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (PT-RJ), havia solicitado à Comissão de Constituição e Justiça o "encaminhamento imediato" do processo de Zambelli à Mesa Diretora para que a sua cassação fosse declarada de ofício.

"Não há espaço para tergiversações: não existe previsão legal para o exercício remoto, clandestino ou fictício do mandato por quem está condenada, presa e em processo de extradição. A permanência de Zambelli no cargo representa um escárnio ao Estado de Direito e um atentado à moralidade pública", declarou Lindbergh.

Contagem regressiva

O mandato de Carla Zambelli permanecerá válido enquanto não houver a votação na CCJC, e posteriormente em Plenário, a respeito de sua cassação. Isso não significa que ele está garantido para sempre: de dentro da prisão, suas ausências seguem contabilizadas. Se as faltas ultrapassarem um terço das sessões, sua cassação poderá ser automática.

Isso aconteceu recentemente com um parlamentar: preso preventivamente em abril de 2024, o ex-deputado Chiquinho Brazão, condenado por ordenar o assassinato da vereadora fluminense Marielle Franco, manteve seu mandato de dentro da prisão. Em abril deste ano, ultrapassou o limite de faltas, perdendo o cargo por determinação da Mesa Diretora.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Carla Zambelli hugo motta câmara dos deputados

Temas

Congresso

LEIA MAIS

Justiça

Líder do PL, Sóstenes manifesta apoio a Zambelli e ataca o Judiciário

jUSTIÇA

Advogado afirma que Carla Zambelli se apresentou às autoridades

MUNDO

Carla Zambelli será extraditada ao Brasil, diz PF

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES