Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Oposição reage à prisão de Bolsonaro com ato em frente ao Congresso

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Oposição reage à prisão de Bolsonaro com ato em frente ao Congresso

Deputados da oposição protestaram contra a prisão de Bolsonaro e retomaram cobranças por anistia e impeachment do ministro Alexandre de Moraes.

Congresso em Foco

5/8/2025 14:16

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em resposta à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, a bancada da oposição na Câmara dos Deputados promoveu um ato de protesto na rampa em frente ao Congresso Nacional. O bloco também anunciou que entrará em obstrução nas duas Casas legislativas até que haja uma resposta das presidências às suas pautas.

No ato, o líder da oposição, Luciano Zucco (PL-RS), se pronunciou a respeito da decisão. De acordo com ele, "hoje se decreta claramente, inclusive via documento, que o nosso país não é mais uma democracia". O parlamentar parafraseou a justificativa do governo dos Estados Unidos ao sancionar Alexandre de Moraes, afirmando que "nenhum país democrático permite que um juiz investigue, julgue e condene ao mesmo tempo".

Deputados da oposição afirmam que

Deputados da oposição afirmam que "não há democracia no Brasil" após prisão de Bolsonaro.Divulgação/Gabinete Luciano Zucco

Bolsonaro foi preso preventivamente na noite de segunda-feira (5) por violação de medidas restritivas. Ele estava proibido desde a segunda metade de julho de utilizar redes sociais: seja em perfis próprios, seja por meio de terceiros. Em diversos momentos, porém, participou de vídeos publicados por aliados e por seus próprios filhos. Ele agora está proibido de utilizar o aparelho celular, bem como de receber outras visitas em casa que não de advogados e de pessoas previamente autorizadas.

As restrições de visitas também foram motivo de protesto por parte de seus aliados no Congresso. "Nenhum país democrático tem um ex-presidente da República preso com tornozeleira [eletrônica], não podendo falar com seus filhos, sem ter sido condenado a nada", declarou Zucco.

Cobrança por anistia

Além de manifestar revolta contra a prisão do ex-presidente, os parlamentares da oposição retomaram a cobrança por anistia aos réus por envolvimento nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. "Dano a patrimônio nunca foi golpe. Essas pessoas tinham que estar em casa com as suas famílias, com seus filhos", defendeu o líder da oposição.

De acordo com Zucco, "nenhum país democrático permite, ou melhor, um judiciário condene pessoas a 15, 16, 17 anos". Ele também exigiu a abertura de um processo de impeachment contra Moraes.

Tarifas dos EUA

O parlamentar também se pronunciou em defesa do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está desde março nos Estados Unidos articulando sanções, junto ao governo e Congresso americanos, contra Alexandre de Moraes e demais ministros do Supremo. Eduardo é apontado como principal responsável por levar a Casa Branca a impor o pacote tarifário de 50% sobre importações brasileiras, taxas defendidas por ele em suas redes sociais.

"Temos que falar que o Eduardo Bolsonaro, que tanto criticam, foi lá para denunciar, levar documentos, junto com outros perseguidos. O Eduardo não quer taxação. Nenhum de nós queremos a taxação. Pelo contrário, o que foi feito na Lei Magnitsky é deixar claro que a democracia [no Brasil não existe]", afirmou.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

câmara dos deputados STF Alexandre de Moraes Jair Bolsonaro

Temas

Congresso

LEIA MAIS

REAÇÃO NA CÂMARA

Vídeo de Felca gera mais de 30 projetos sobre adultização de crianças

Tarifaço

Motta critica Eduardo Bolsonaro: "Nem os seus apoiadores concordam"

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE

Ao vivo: senadores sabatinam indicados para diretoria da ANA

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SENADO

Na mira de Alcolumbre: dois indicados podem ser recusados em sabatinas

2

CÂMARA

Entenda o processo contra os 14 deputados denunciados após motim

3

EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

Deputado pede prisão de Hytalo Santos após denúncia de Felca

4

LEVANTAMENTO DO SENADO

Governo corta 43% das emendas parlamentares previstas para 2025

5

Câmara dos Deputados

Projeto inclui crime de adultização digital no Código Penal

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES