Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Ocupação da Mesa Diretora é exercício arbitrário, diz Davi Alcolumbre

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Senado

Ocupação da Mesa Diretora é exercício arbitrário, diz Davi Alcolumbre

O presidente do Senado considerou a ocupação das Mesas Diretoras do Senado e Câmara como exercício arbitrário e alheio aos princípios democráticos.

Congresso em Foco

5/8/2025 18:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), rechaçou em nota, nesta terça-feira (5), a ocupação por parlamentares oposicionistas das Mesas Diretoras do Senado e da Câmara. O congressista avaliou como um "exercício arbitrário" e "algo inusitado e alheio aos princípios democráticos". A obstrução anunciada pela oposição foi justificada para impor na pauta projetos como anistia e impeachment do ministro Alexandre de Moraes.

"O Parlamento tem obrigações com o país na apreciação de matérias essenciais ao povo brasileiro", iniciou Alcolumbre. "Faço, portanto, um chamado à serenidade e ao espírito de cooperação. Precisamos retomar os trabalhos com respeito, civilidade e diálogo, para que o Congresso siga cumprindo sua missão em favor do Brasil e da nossa população".

Ainda de acordo com o presidente do Congresso, ele vai realizar uma reunião de líderes a fim de que o "bom senso" prevaleça e as atividades legislativas regulares sejam retomadas. "Inclusive para que todas as correntes políticas possam se expressar legitimamente em sessões do Senado Federal e da Câmara dos Deputados", acrescentou.

Em nota, Davi Alcolumbre também reafirmou o compromisso do Senado Federal, por meio da Comissão Temporária Externa (CTEUA), para reforçar o diálogo e buscar soluções equilibradas no que tange às tarifas impostas pelos Estados Unidos. "O caminho da cooperação internacional deve prevalecer, com o objetivo de restabelecer a confiança mútua e manter a histórica parceria entre as duas nações", disse.

Davi Alcolumbre.

Davi Alcolumbre.Carlos Moura/Agência Senado

Mesmo em meio aos ataques da oposição ao Judiciário, sobretudo à figura do ministro Alexandre de Moraes, o presidente do Senado disse na nota que o referido Poder é "elemento essencial para a preservação da soberania nacional".

Veja abaixo a íntegra do texto:

O Parlamento tem obrigações com o país na apreciação de matérias essenciais ao povo brasileiro. A ocupação das Mesas Diretoras das Casas, que inviabilize o seu funcionamento, constitui exercício arbitrário das próprias razões, algo inusitado e alheio aos princípios democráticos. Diante das recentes medidas tarifárias adotadas pelos Estados Unidos, o Senado Federal, por meio da Comissão Temporária Externa (CTEUA), tem atuado para reforçar o diálogo e buscar soluções equilibradas que preservem os interesses do Brasil. O caminho da cooperação internacional deve prevalecer, com o objetivo de restabelecer a confiança mútua e manter a histórica parceria entre as duas nações.

Faço, portanto, um chamado à serenidade e ao espírito de cooperação. Precisamos retomar os trabalhos com respeito, civilidade e diálogo, para que o Congresso siga cumprindo sua missão em favor do Brasil e da nossa população. Reafirmo a confiança no fortalecimento das nossas instituições, entre elas o Poder Judiciário, elemento essencial para a preservação da soberania nacional, que é inegociável. O Congresso Nacional não admite interferências na atuação dos nossos Poderes.

Realizarei uma reunião de líderes para que o bom senso prevaleça e retomemos a atividade legislativa regular, inclusive para que todas as correntes políticas possam se expressar legitimamente em sessões do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

oposição obstrução Davi Alcolumbre Senado

Temas

Congresso

LEIA MAIS

CONGRESSO

"Medidas aplicadas a Jair Bolsonaro são exageradas", diz Arthur Lira

Senado

"Estamos tomando uma posição radical", diz Marinho sobre obstrução

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Rogério Correia pede que STF bloqueie as redes de Nikolas Ferreira

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Turismo

Governo define regras para check-in e limpeza de hospedagens

2

CONSELHO DE ÉTICA

Marcelo Freitas é escolhido relator em ação contra Eduardo Bolsonaro

3

Bahia

Câmara municipal de Salvador aprova programa contra a "cristofobia"

4

Desembarque

Celso Sabino anuncia saída do Ministério do Turismo

5

Mercados Digitais

Cade pode ganhar novas ferramentas para regular plataformas digitais

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES